Como trabalhar com reprodução de codornas

Por muitos anos, a coturnicultura constituiu atividade alternativa para pequenos produtores, mas, em função do potencial das codornas pra a produção de ovos e da possibilidade de diversificação para comercialização desse produto, a exploração comercial de codornas cresceu e se encontra em expansão

O programa de luz é responsável pelo estímulo ao desenvolvimento dos hormônios reprodutivos das codornas, necessário à formação dos ovos

Codornas

Por muitos anos, a coturnicultura constituiu atividade alternativa para pequenos produtores, mas, em função do potencial das codornas pra a produção de ovos e da possibilidade de diversificação para comercialização desse produto, a exploração comercial de codornas cresceu e se encontra em expansão. Isso se deve ao aumento do consumo de seus ovos, presentes em supermercados, restaurantes, churrascarias entre outros.

O ovo de codorna constitui excelente alternativa para a alimentação, por apresentar uma composição que, além da proteína, de grande valor biológico, e diversas vitaminas, possui elevado índice de digestibilidade.

Algumas práticas de manejo de produção, de cortina, de reprodução e de alimentação, são essenciais para melhorar o desempenho das codornas e a qualidade de seus ovos, reduzindo os seus custos e estimulando o produtor a persistir no investimento e ampliá-lo.

No sistema preconizado pela Unesp, a fase inicial de 1 a 35 dias acontece no piso. Com a transferência no trigésimo sexto dia, as codornas terão tempo suficiente para se adaptarem às novas instalações antes de começarem a produzir. Nessa época, somente as fêmeas de qualidade deverão estar presentes e a atenção deve ser redobrada com aves adquiridas com 35 ou 30 dias.

A professora Vera Moraes do curso "Criação de Codornas - Recria e Reprodução", frisa que o produtor tem que estar atento ao adquirir as aves para postura, saber a idoneidade dos incubatórios, ou onde e de que forma elas foram criadas. Se nessa fase inicial elas não forem bem manejadas, automaticamente não terão um desempenho adequado durante a postura.

Um manejo importante para a postura é a realização do programa de luz, responsável pelo estímulo ao desenvolvimento dos hormônios reprodutivos. Esse deve ser iniciado de 38 a 41 dias de idade, quando atingem a maturidade sexual. A luz artificial será acrescentada gradativamente até atingir 17 horas de luz diárias, entre a oitava e nona semana de vida, quando ocorre o pico de produção. Somente nesse período, depois de bem desenvolvida fisicamente, fornecendo-se a luz requerida, desencadeia-se o processo hormonal, necessário à formação dos ovos.

Considerando a demanda por 17 horas de luz, e que a luz do dia desde quando sol nasce até quando se põe dura 12 horas, significa que a complementação artificial poderá ser efetuada automaticamente por um timer, garantindo que as aves fiquem em escuridão total por exatamente sete horas até a época do descarte. É importante observar que a complementação com luz artificial variará de acordo com a região e a época do ano.

Na certeza de que criar, recriar e reproduzir codornas no Brasil constitui empreendimento de excelente retorno, ao mesmo tempo em que requer conhecimentos e observação, o CPT - Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso no qual você receberá informações sobre todo o processo de criação de codornas.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um cretificado de conclusão emitido pela UOV - Universiadde On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Entre 42 e 45 dias de idade espera-se que 50% das codornas estejam em produção. A postura, no pico de produção, pode chegar a 90% e se manter com uma média acima de 80% por pelo menos mais 6 meses.

http://www.youtube.com/watch?v=3lp5T1_5NCo

Patrícia Tristão 07-06-2010 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

CARLOS FRANCISCO BORGES

30-07-2023

Tou querendo cria cordonas bonheideira pra comercializar os ovos mas não sei como começa tou pensando em compra 2 mil avis pra comessa mas gostaria de sua ajuda onde posso comercializar os ovos das cordonas se tenho que me associar uma associação etc

Resposta do Portal Agropecuário

10-08-2023

Olá, Carlos Francisco Borges! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa já fez em contato com você, passando informações sobre a área desejada.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estamos à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT