Que variedade de milho é usada para fazer farinha e fubá?

Que variedade de milho é usada para fazer farinha e fubá? Para produção de farinha e fubá, é possível utilizar qualquer tipo de milho, tanto variedades, como híbridos ou transgênicos, pois isso não altera o produto final.

Para produção de farinha e fubá, é possível utilizar qualquer tipo de milho, tanto variedades, como híbridos ou transgênicos, pois isso não altera o produto final

Que variedade de milho é usada para fazer farinha e fubá

Segundo Glauco Vieira Miranda, professor do Curso a Distância CPT Produção de Milho em Pequenas Propriedades, disponível , o milho é um dos cereais mais cultivados em todo o mundo - responsável pela produção de produtos utilizados tanto para a alimentação humana e animal quanto para o fornecimento de matérias-primas para a indústria.

O milho possui variedades e híbridos, desenvolvidos com inúmeros propósitos. As variedades de milho conservam a qualidade genética, de uma geração de milho para outra, quando o plantio é isolado. Já com os híbridos de milho isso não ocorre, o que torna inadequado o plantio das sementes produzidas no cultivo anterior em uma nova lavoura.

Entretanto, as variedades de milho são as mais utilizadas pelos agricultores, principalmente as variedades que passaram por melhoramento genético, que potencializam a produção e a qualidade das sementes. Portanto, as espigas rendem muito mais para produção de farinha e fubá ou para processamento industrial.

Na verdade, para o processamento de farinha e fubá, qualquer tipo de milho pode ser utilizado, pois o que influencia na granulação de um ou outro produto será o processo de moagem. Após a moagem, a farinha mais fina é separada da mais grossa por meio de peneiras. Se o tamanho da granometria resultar uma granulação fininha, surge o fubá de milho.

Com o mesmo processo, também podem ser produzidas farinhas intermediárias, com granulação mais grosseira - para produção de curau de milho. E até mesmo a farinha de milho flocada, bastante consumida na região Nordeste. Trata-se de uma farinha que passa por processo de aquecimento e, devido ao tipo de moagem, apresenta o aspecto de flocos.

Enfim, para fazer farinha e fubá, é possível utilizar os mais variados grãos de milho, tanto variedades, como híbridos ou transgênicos, pois isso não altera o produto final.  O que pode alterar a farinha é o tipo de moagem e dureza dos grãos de milho. Inclusive, o milho semiduro é o mais utilizado para esse fim, pois é o mais comercializado no Brasil.

Fontes: Globo Rural e Cursos CPT.

Andréa Oliveira 09-02-2017 Pastagens e Alimentação

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.