Aumento na rentabilidade da pecuária de corte

Como garantir que a sua produção de  gado de corte prospere

Muitos pecuaristas resistem à ideia de fazer registros zootécnicos e, se o fazem, não são disciplinados e não dão a devida importância aos dados, muitas vezes, sequer sabem o que fazer com eles. É uma necessidade fundamental a qualquer propriedade conhecer os conceitos dos índices zootécnicos para que possa ser bem administrada.

Três aspectos são importantes no entendimento de alguns índices (taxa de prenhez, taxa de natalidade, período de serviço, idade ao primeiro parto, taxa de desmama, entre outros): sua definição, os valores de referência e sua relação com o gerenciamento e os resultados da atividade pecuária. Os índices de referência deverão se transformar em metas na propriedade,  advindo daí um projeto para se atingir estas metas de forma realista em um prazo factível, tendo como principal objetivo a melhora dos resultados econômicos da pecuária.

É fundamental considerar que de nada adianta atingir excelentes índices zootécnicos, se não forem acompanhados por excelentes resultados econômicos. Criar um reprodutor, mediante altos investimentos em instalações, alimentação e sanidade, é muito diferente de criar milhares de novilhos visando ao abate. Enquanto o touro precisa de altos índices de performance, até mesmo como elemento de valorização do sêmen e outros produtos de sua criação, num rebanho comercial o ganho de peso e a idade de venda dos animais estarão dependentes dos recursos disponíveis, e, principalmente, de que a engorda seja lucrativa.

Os recursos humanos devem ser levados em conta em toda atividade econômica, inclusive na pecuária de corte, por constituir custo, e também por ser o fator que pode potencializar positivamente um empreendimento. O setor da pecuária de corte brasileiro, como outros setores da economia, tem passado por profundas transformações no mercado interno e externo nos últimos anos, principalmente a partir do ano de 1994. Neste ano, foi implantado o Plano de Estabilização da economia, a partir de quando houve um aumento de competitividade e das exigências de mercado de uma produção de carne a baixo custo e de alta qualidade, entendendo-se agora como qualidades nutricionais e de segurança alimentar.

Para auxiliar o produtor rural, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Como aumentar a rentabilidade na pecuária de corte. O coordenador do curso, Adilson de Paula Almeida Aguiar, orienta que o pecuarista  precisa procurar se manter informado sobre a comercialização do seu produto, pois quanto mais informado, mais fácil será antecipar as tendências de mercado.

Beatriz Lazia 06-10-2011 Pecuária de Corte

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.