Conforto Animal para Maior Produção de Leite

A lucratividade do setor depende de um elo entre os princípios corretos de manejo e um ambiente confortável e de alta qualidade para os animais.

Os novos modelos de desenvolvimento da pecuária são caracterizados por sistemas com tecnologias que se baseiam nos princípios de sustentabilidade de produção. Devem gerar uma pecuária que tem como prioridade, o conforto e o bem estar dos animais. Pesquisas vêm comprovando que o fator bem estar animal é determinante na viabilidade técnica e econômica dos sistemas de produção. A partir dessa premissa básica é que poderemos definir os modelos mais adequados para a nossa realidade, evitando novos equívocos, como foi a implantação de sistemas super intensivos.

Os princípios gerais da criação dos animais em sistemas sustentáveis devem ser baseados na ideia de que as espécies e raças dos animais devem ser escolhidas a partir da sua capacidade de adaptação às condições edafoclimáticas de cada propriedade. A partir deste conhecimento é fundamental definir a raça e o manejo da criação observando sempre o comportamento natural dos animais com vistas a obter o máximo de conforto e bem estar, atender suas necessidades em relação ao ambiente e suas exigências nutricionais.

De acordo com a professora Maria de Fátima Ávila Pires do curso "Conforto Animal para Maior Produção de Leite", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "É um tanto difícil definir o que é conforto para um animal, mas, por observações cuidadosas e constantes do seu comportamento, saúde, produção e reprodução, pode-se determinar os agentes que afetam seu desempenho".

Nesse curso, são apresentados cuidados com o ambiente de vida dos animais, que, na maioria das vezes, não representam aumento significativo de custos, mas que podem ajudar a aumentar muito a eficiência dos sistemas de produção. Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno receberá um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

O produtor precisa, portanto, preocupar-se com os efeitos negativos de todos os componentes ambientais sobre o conforto e bem estar de seus animais. De acordo com a professora devemos conhecer o comportamento do animal e suas relações com esses componentes.

Podemos classificá-los considerando três aspectos: o ambiente físico relacionado com o lugar, instalação onde o animal vive; a interação do homem com o animal e o aspecto climático. Esse último, muito importante para o Brasil, por ser um país de clima tropical e subtropical com alta temperatura e umidade relativa do ar. Nesse sentido, o que deve ser feito para tentar garantir conforto ao animal, é minimizar o efeito do clima, ou seja, evitar que os animais sofram as ações do estresse calórico.

Patrícia Tristão 08-08-2011 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.