O gerenciamento de uma propriedade leiteira deve levar em conta metas e estratégias

 

O produtor rural deve saber que para ter sucesso em qualquer atividade é preciso observar o ambiente que o cerca, e no caso de atividades agropecuárias, é preciso observar o que tem além da porteira. A partir dessas observações deve-se estabelecer metas e estratégias. No caso da atividade leiteira, ela se mostra complexa tanto dentro da propriedade quanto fora.

É importante que o produtor tenha em mente que o sucesso é resultado da capacidade de gerenciamento da sua propriedade e da capacidade de ajudar a organizar o setor na região onde se encontra. Por isso, além de estar atento ao que acontece, a tarefa de gerenciar implica em organizar a propriedade internamente: as pessoas que trabalham na fazenda, a produção e as finanças.

São as pessoas que irão trabalhar no sistema leiteiro que irão fazer a diferença do sucesso da propriedade. Sendo assim, o gerenciamento de pessoas assume inúmeros papéis e exige habilidades diversas do gerente. A pessoa que assume um nível mais alto dentro do sistema de produção, tem funções mais estratégicas e precisa ter uma grande capacidade de processamento das informações externas e internas à propriedade, para tomar as decisões necessárias.

Em nível operacional, o gerente lida com informações mais técnicas e de recursos humanos, de forma a ajustar as pessoas às suas funções e tarefas. Ele tem três papéis principais, são eles: papel interpessoal, ou seja, relação com as pessoas, dessa forma, o gerente influencia empregados, compradores, fornecedores. Nesse aspecto, o gerente deve sempre ter pensamento positivo, gostar do que faz, ter reações rápidas, saber ouvir, ter tranquilidade para resolver problemas e focar o trabalho nas metas e resultados.

O segundo papel é o de comunicador e transmissor de conhecimentos, ou seja, de fora da porteira para dentro da propriedade e vice versa. O terceiro e último papel é de tomada de decisão, que envolve a resolução de problemas e as decisões relacionadas a locação de recursos, ao aumento da rentabilidade, aos recursos humanos, custos, entre outros.

Um gerente precisa ainda ter habilidade técnica para saber lidar com os equipamentos e métodos necessários para a atividade, precisa ter habilidade humana para conseguir abranger as necessidades de cada pessoa que trabalha ao seu redor, e uma terceira habilidade seria a conceitual, que envolve a compreensão da complexidade da propriedade como um todo a fim de formular estratégias e metas.

O gerente deve também fazer um planejamento, pois a partir dele é possível avaliar antecipadamente qual o melhor caminho para o sucesso da produção. A fim de antecipar possíveis problemas, situações e dificuldades e as soluções para tais. Um bom gerente deve ter sempre em mente quatro perguntas: "Onde quer chegar?", "O que fazer?", "Como fazer?" e "Com quem fazer?". Estas perguntas devem ser respondidas a partir de metas e trabalhos.

Para você, produtor, que já tenha uma propriedade leiteira, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Alimentação de Vacas Leiteiras. Neste curso, o coordenador Dr. Luciano Patto Novaes orienta a respeito de balanceamento da dieta das vacas leiteiras, alimentação por fase de manejo, exemplos práticos, entre outros. Leia também o artigo Como aumentar a produtividade leiteira.

Beatriz Lazia 03-07-2012 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.