Ordenha mecânica

Ferramenta que ajuda os produtores a reduzir custos

O esforço e os gastos do produtor leiteiro serão bem ou mal remunerados em função da qualidade do leite produzido. Dessa forma, a ordenha deve ser vista como uma das atividades que exigem maiores cuidados e atenção no trabalho geral da fazenda. Os gastos devem ser encarados como investimentos, pois tem sido demonstrado que a adoção de um programa adequado para a produção higiênica do leite traz um retorno de até cinco unidades monetárias para cada unidade investida.

Os benefícios econômicos resultam:

· do aumento da produção, pois vacas sadias produzem mais; · da melhor qualidade do leite; e · dos menores gastos com medicamentos, mão-de-obra e assistência veterinária.

A ordenha é uma das atividades mais importantes da pecuária leiteira. É por meio dela que se obtém o maior retorno do investimento realizado. A produção de leite de uma vaca depende não só da alimentação, sanidade, desempenho reprodutivo e potencial genético, mas também do modo como ela é ordenhada.

A ordenha mal feita e o uso incorreto da ordenhadeira podem diminuir significativamente a produtividade e rentabilidade da exploração leiteira, pois podem resultar em menos leite, ou em leite de pior qualidade. Além de aumentar a incidência de mastite, onerando também o custo da mão-de-obra e a amortização do equipamento.

Para ser realizada a ordenha é necessário cuidados higiênicos, um ambiente calmo e confortável, de modo que favoreça o máximo de produção pelos animais. Dessa forma, eles utilizam todo seu potencial genético e justificam os investimentos em alimentação, manejo e outros cuidados que lhes forem dispensados.

As instalações devem ser adequadas ao número de vacas, facilitando a movimentação delas. A construção deve ser feita de modo a facilitar as tarefas de limpeza, como a retirada de fezes e urina. O melhor local é em terreno permeável, com bom escoamento das águas e longe de fontes de mau cheiro.

Para mais informações a respeito da ordenha mecânica, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Ordenha Mecânica - Implantação e Operação. Neste curso, os coordenadores Armando Carvalho e Antônio Cândido Ribeiro, salientam que a ordenha deve ser planejada para se retirar a maior quantidade de leite no menor espaço de tempo possível.

Beatriz Lazia 31-10-2011 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.