A importância dos cuidados no parto e pós parto das vacas

O estado nutricional da vaca no parto e a dieta fornecida no pós-parto irão determinar o consumo voluntário

 

O pecuarista deve saber que o consumo de matéria seca é o principal fator que influencia a produção de leite e as mudanças na condição corporal de vacas em lactação. A chave para a alta produção de leite é fornecer às vacas uma alimentação adequada, pois toda vez que ocorrer perda de apetite, a produção de leite será afetada.

O processo produtivo de um rebanho leiteiro é formado por um conjunto de atividades complexas e interdependentes que precisam estar em equilíbrio. Portanto, monitorar e analisar esse processo é a chave para uma produtividade eficaz e também para o alcance dos objetivos e metas econômicas preestabelecidas.

Em vacas de leite, a condição corporal é um indicador da quantidade de energia acumulada e suas alterações durante os diferentes estágios da lactação. As vacas recém-paridas que estão no pico de lactação tendem a estar em balanço negativo de energia e, portanto, perdem peso, ou seja, condição corporal.

As vacas em final de lactação e aquelas de menor capacidade produtiva acumulam mais gordura corporal do que as vacas mais produtivas. Sendo assim, os produtores devem avaliar a condição corporal de vacas e novilhas para proporcioná-las à melhor condição de práticas de manejo possível, principalmente a alimentar.

Seguem algumas práticas de manejo que são importantes durante o parto:

- a parição deve ser feita em lugar seco, limpo, protegido de temperaturas extremas e umidade; - as dietas devem ser formuladas à base de forrageiras e forragens de alta qualidade associadas a concentrados, de forma que evitem acidose ruminal; - deve ser oferecido um espaço de cocho ideal a fim de evitar estresse e competição; - o produtor deve combinar a observação individual e a produção de leite em relação à média do rebanho.

Em relação ao pós-parto, é importante que o produtor siga estas práticas:

- se o número de ordenhas por dia for de três vezes, o consumo aumentará cerca de 5%; - as vacas devem atingir o pico de consumo de massa seca (MS) até a décima semana após o parto; - a dieta deve ser sempre mantida fresca no cocho; durante os meses mais quentes, pelo menos 60% da dieta deve ser oferecida à noite; - a dieta deve ser oferecida, preferencialmente, de forma completa; - as vacas com produções acima de 35kg/dia devem receber alguma fonte de gordura a partir da quinta semana após o parto.

Para mais informações, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto. Entre outros tópicos, o doutor Luciano Patto Novaes orienta os criadores em relação aos seguintes pontos: diagnóstico de gestação, manejo na gestação, como fazer corretamente a secagem e cuidados ao parto. Leia também nosso outro artigo a respeito do tema: Manejo da vaca gestante no parto e pós-parto. Confira o vídeo abaixo!

Beatriz Lazia 02-04-2012 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.