Potros: cuidados necessários na hora da compra

É indicado manter a mesma rotina que o potro tinha anteriormente à compra, para que ele não adquira vícios ou distúrbios de comportamento O principal fator atrativo para os criadores de cavalos, na hora da aquisição de potros, é o reduzido custo em relação aos animais adultos

No processo de compra de potros, é interessante que o comprador leve-os após desmamados, a fim de evitar um grande choque nos animais

  potros

O principal fator atrativo para os criadores de cavalos, na hora da aquisição de potros, é o reduzido custo em relação aos animais adultos de mesma qualidade genética. No entanto, na hora da compra, para que o criador possa estar certo da qualidade do potro, ele deve levar em consideração alguns tópicos como:

- o biotipo do animal;

- a sua conformação;

- o seu estado físico;

- se está sendo bem cuidado;

- se foram dadas todas as vacinas;

- o seu desenvolvimento;

- se ele tem o olhar atento e agradável e como galopa e trota;

- se não tem comprometimento ósseo ou qualquer problema de saúde;

- se a idade no seu documento corresponde à arcada dentária;

- se o seu desenvolvimento está de acordo com a idade, tentando fazer uma previsão cronológica.

Normalmente, os potros com um ano de idade atingem de 85 a 90% da sua altura final, que ocorre aos dois anos de idade. Outra dica aos compradores de potros é a de avaliar os aprumos, se possível com a ajuda de um podologista, pois alguns problemas desse tipo, em potros, podem ser corrigidos com a aparação do casco feita de maneira correta  e na idade certa.

No processo de compra, é interessante que o comprador leve o potro após desmamado, a fim de evitar um grande choque no animal. Manter a mesma rotina que ele tinha anteriormente à compra também é indicado, para que o potro não adquira vícios ou distúrbios de comportamento.

Deve ser levado em consideração também que, até o potro ser montado, o que deverá ocorrer aos dois anos e meio, aproximadamente, haverá gastos com ração, mão de obra, hospedagem, despesas com doma, treinamento, vacinas, medicamentos, veterinários, entre outros.

Para maiores informações, consulte o curso Como Comprar Cavalos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas e coordenado por Doutor Haroldo Leal Vargas. O curso aborda questões a respeito das características ideais de todo bom cavalo, características específicas das raças e suas aptidões, pelagens mais comuns, avaliação física do animal, entre outras. Leia também nosso outro artigo Ajudando os compradores de cavalo a fazerem um bom negócio.

Beatriz Lazia 08-02-2013 Cavalos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.