Saiba como fazer a avaliação física do cavalo antes da compra

Na hora da compra, um item que deve ser avaliado com muito cuidado é o aprumo do animal

 

O mais importante em um processo de compra é que ele deve ser feito sem pressa. Além disso, o comprador deve fazer várias análises no animal a ser comprado. Para isso, é necessário um exame minucioso, observando-se estado corporal nutricional, controle sanitário, temperamento, desenvolvimento e saúde geral.

Para facilitar a avaliação do nível de desenvolvimento, você poderá medir o animal e comparar a sua altura em relação à idade e à expectativa de altura final que este animal irá atingir. Você pode também avaliar o Desenvolvimento Ponderal deste animal. Para isso, compara-se a idade, o seu peso atual e o GMD (Ganho Médio Diário) em relação à expectativa de peso final deste animal.

Outra avaliação de extrema importância é das estruturas e membros envolvidos na locomoção do cavalo. Tradicionalmente, a avaliação começa de baixo para cima, portanto, sugere-se que a avaliação comece pelos cascos.

O comprador deve observar os cascos, os anteriores devem ser redondos e um pouco maiores que os posteriores, que devem ser ovais. Não devem ter rachaduras, especialmente no topo. Para tal examinação, os cascos devem estar limpos. Em seguida, deve-se pressionar regiões diferentes da sola, com o auxílio de uma pinça de casco.

Quanto à avaliação dos membros, um cavalo de sela deve ter bons tendões. Portanto, durante o processo de observação, deve-se perceber se os tendões são volumosos, retilíneos, firmes e frios, pois o aumento de temperatura pode indicar processos inflamatórios.

Além disso, os membros não devem apresentar sobreossos, que são pequenos aumentos de volume, indicando a presença de calos ósseos. Os animais com ovas nos membros devem ser descartados na hora da compra.

Um item que deve ser avaliado com muito cuidado são os aprumos dos animais. O comprador deve se certificar de que aquele animal que está comprando não tem nenhum comprometimento de aprumos. Aprumos defeituosos poderão trazer, num futuro muito próximo, animais problemáticos.

A maneira mais tradicional para se determinar a idade dos equinos é pela observação da arcada dentária. Sendo assim, a observação deve ser feita nos dentes incisivos inferiores, que são os dentes da frente. Os incisivos são em número de seis em cima e seis embaixo. O equino jovem possui dentes de leite como os humanos. Eles serão totalmente substituídos entre os dois e os cinco anos de idade. Com cinco anos, ele terá a dentição completa com todos os dentes definitivos.

Para mais orientações, consulte o curso Como Comprar Cavalos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. Neste curso, o doutor Haroldo Leal Vargas orientará  os possíveis compradores de cavalos para competições ou mesmo para iniciar um criatório. Caso seja de seu interesse, leia nosso outro artigo Saiba como escolher um cavalo.

Beatriz Lazia 21-03-2012 Cavalos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.