Treinamento para provas equestres rápidas

As competições equestres se tornaram uma mania nacional

Prova de velocidade em execução

A crescente procura pelo cavalo de esporte, principalmente nos grandes centros urbanos, é uma realidade. O aumento do número de competições equestres tem ocorrido em diversas modalidades. O sucesso do rodeio completo é uma prova dessa explosão country , pois somente nas provas FNRC existem 12 modalidades. Dentre as de velocidade temos: três tambores, seis balizas  simultâneas, cinco tambores, maneabilidade e velocidade.

A prova dos três tambores é muito popularizada pela participação de mulheres. É de velocidade, na qual o cavalo e o cavaleiro fazem o percurso onde estão dispostos, em forma triangular, três tambores.Exige resistência, velocidade e adestramento do cavalo.

Na seis balizas simultâneas, são colocadas seis balizas distantes 6,5 m uma da outra. O conjunto cavalo e cavaleiro deve contornar as balizas em alta velocidade e voltar. É uma prova que exige resistência, velocidade, grande flexibilidade e coordenação.

A dos cinco tambores consiste no contorno de cinco tambores. É disputada por dois conjuntos, objetivando o primeiro lugar. Exige do cavalo resistência, velocidade e adestramento.

Já na prova de maneabilidade e velocidade, cavalo e cavaleiro, devem cumprir um percurso que engloba salto sobre tambor, contornar balizas, fazer recuo dentro de uma região delimitada, fazer figuras como a "margarida", e tudo isso em alta velocidade. Exige muita resistência do cavalo, além de velocidade e adestramento.

No curso Provas Equestres de Velocidade elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas são apresentados os procedimentos, em detalhes, de cada uma das provas de velocidade. Aborda os assuntos: seleção do cavalo para provas de velocidade; movimentos básicos; esbarro; rollback; recuo; spin; rodopio e troca de mão; material de proteção do cavalo; treinamento; exercícios; e regulamentos e percursos de cada prova. Leia nosso outro artigo Equipamentos necessários para montaria.

O animal de provas, como para todos os tipos de serviço, deve ser domado pelo método de doma racional ou natural, que são métodos onde o cavalo não é mau tratado. Com isso, não carrega traumas, o que facilita imensamente o aprendizado futuro para o treinamento. Confira o vídeo abaixo!

Patrícia Tristão 27-05-2010 Cavalos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.