Criação de Caprinos de Corte

A carne de caprinos possui baixo teor de gordura, sabor diferenciado e baixo custo

Mudanças nos hábitos de consumo dos consumidores tendem a abrir espaço aos produtos da caprinocultura. Há também uma tendência de os consumidores buscarem produtos diferenciados, que permitam o preparo de pratos menos conhecidos e mais agradáveis. A carne de caprinos apresenta exatamente essas características: é um produto muito saudável, com baixo teor de gordura, e um sabor diferenciado, excelente para a culinária, a baixo custo.

Apesar desse potencial de crescimento, num mercado ávido por novos produtos, a caprinocultura de corte ainda é pouco difundida no Brasil. Em parte, por causa da falta de tecnologias que levem à criação desses animais com lucratividade. E em parte, porque não existem produtos de qualidade, em quantidade, padronizados, que possam atender o mercado. Mesmo assim, o rebanho tem crescido a taxas consideráveis.

É sabido que a maior parte da carne de caprinos comercializada no país é proveniente de animais velhos ou subproduto da caprinocultura leiteira, o que leva a um produto de qualidade inferior, contrário às exigências atuais que são carnes de teor moderado de gordura, suficiente para garantir maciez, sabor e aroma agradável.

A produção de leite de cabras, ao contrário, tem se mostrado uma atividade mais bem estabelecida no país. Em qualquer região, podem ser encontrados criatórios tecnificados e, também, agroindústrias de processamento do leite, responsáveis pela elaboração de inúmeros produtos, desde o leite "in natura", em pó, até os queijos finos e outros derivados, comercializados, inclusive, em grande escala e de forma constante, em grandes redes de supermercados. Essa presença no mercado mostra que a cadeia produtiva para esse produto está bem organizada, e consegue manter uma oferta de produtos de boa qualidade, com preços compatíveis, de forma constante.

Essa situação, entretanto, tende a mudar. Não são poucos os esforços de diversos componentes da cadeia produtiva e de órgãos governamentais, para que o potencial da caprinocultura de corte de produzir carne de qualidade, a baixo custo, de forma rentável, seja uma realidade. Sem contar que a pele de caprinos apresenta alta qualidade, sendo muito valorizada pela indústria de couro.

O curso "Criação de Caprinos de Corte", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas , ensina a melhor forma de se criar caprinos para corte, com produtividade e rentabilidade. Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno receberá um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

O primeiro passo nesse processo é a produção de animais com carcaças de excelente padrão, que tenham um maior rendimento da porção comestível, permitindo melhor aproveitamento da carcaça, o que determina maior qualidade e valorização do produto da caprinocultura. Valorizando a carcaça, separando-a em cortes e subcortes e embalando-a devidamente, a cadeia produtiva conseguirá obter um produto com padrão de qualidade e grande versatilidade de mercado; afirma a professora do curso, Cristiane Leal dos Santos.

Patrícia Tristão 10-08-2011 Criação de Cabras

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.