Dermatologia com plantas medicinais

As plantas medicinais são poderosos remédios tanto para doenças internas quanto para o uso dermatológico

Fabricação de produtos fitocosméticos e fitoterápicos

Em meados da década 80, quando a ONU recomendou aos países em desenvolvimento que passassem a incentivar o uso de plantas como medicamentos, as atenções voltaram-se para as plantas medicinais. A partir de estudos comprovando os efeitos terapêuticos de algumas plantas, aliados às vantagens em termos de custos e benefícios, essas transformaram-se no centro das atenções da indústria farmacêutica e são usadas como matéria-prima para a fabricação de inúmeros medicamentos.

Paralelamente, dedes aquela época, é crescente também o interesse das pessoas por essa forma de tratamento, considerado menos agressivo do que aquele com produtos sintéticos, e altamente eficaz para muitas doenças. As plantas medicinais mostraram-se poderosos remédios tanto para doenças internas quanto para o uso dermatológico. São usadas na forma de chás, sucos, pós e tinturas. No preparo, devem ser usados utensílios de ágata, cerâmica ou vidro, nunca alumínio.

Uma forma de obtenção dessas plantas é o cultivo que, além de permitir seu uso de forma sustentável, sem causar sua extinção por meio do extrativismo, permite a produção de produtos de melhor qualidade terapêutica, devido ao maior controle do seu desenvolvimento com o manejo de produção adequado, interferindo nos fatores solo, fertilidade, pragas, doenças dentre outros.

O curso Uso de Plantas Medicinais em Dermatologia elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas mostra alguns resultados de anos de pesquisa sobre a utilização de plantas medicinais em dermatologia, feita pela Dra. Maria Bergo, graduada em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, especialista em dermatologia e pesquisadora de plantas medicinais. Além de trazer informações sobre plantas de grande valor dermatológico, ensina a preparar algumas das famosas fórmulas da Farmácia Dermatológica Galeno. Leia também nosso outro artigo Como cultivar plantas medicinais.

Entre as plantas utilizadas em dermatologia podemos citar o alecrim, que atua contra a queda de cabelos, caspa e acne, escurece os cabelos e estimula o crescimento capilar; a babosa que é resolutiva, emoliente, antisséptica, cicatrizante e anti-inflamatória; e a cavalinha que é diurética, remineralizante, anti-inflamatória, antiacne, vulnerária, cicatrizante e tonificante. Confira o vídeo abaixo!

http://www.youtube.com/watch?v=9kgfmAdM8gk

Patrícia Tristão 07-06-2010 Plantas Medicinais

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.