Conforto térmico aos suínos: por que é importante?

Um ambiente físico inadequado, sobretudo no que diz respeito à temperatura e ventilação, não permite que os suínos expressem todo o seu potencial genético

Conforto térmico aos suínos: por que é importante?

Cuidados com a ambiência é um dos pilares do bem-estar animal. Medidas de melhoria do ambiente de criação animal devem ser realizadas não só para adequar a propriedade às legislações vigentes e atender aos pedidos dos consumidores preocupados em adquirir produtos oriundos de granjas que realizam manejos sem submeter os animais a sofrimentos, como também para aumentar a produção e melhorar os ganhos do produtor.

A suinocultura moderna é praticada a partir de animais de genética superior, desenvolvidos para alcançarem ótima deposição de músculo na carcaça e alta prolificidade”, explica Rony Antonio Ferreira, Professor do Curso CPT Mais Lucro na Produção de Suínos Melhorando a Ambiência.

Sendo assim, trata-se de animais de metabolismo extremamente acelerado, o que os fazem gastar muita energia ao longo do dia para desempenharem suas atividades de mantença e de produção.

Esse aumento na produção de energia faz com que os suínos modernos sejam muito sensíveis ao calor, o que piora ainda mais caso as condições estruturais dos galpões das diferentes fases do ciclo produtivo não contribuam para a dissipação da temperatura corporal, para a dispersão dos gases produzidos e para o favorecimento da ventilação natural.

Vivendo sob estresse térmico, os animais não atingem a produção máxima que a sua genética permitiria alcançar, fazendo com que o produtor não tenha o retorno econômico devido.

Para contornar o problema, é fundamental seguir procedimentos técnicos específicos na execução dos projetos de construção da granja, bem como na implementação das modificações estruturais que visam à melhoria da ambiência na suinocultura.

Gostou do assunto? Quer saber mais sobre o Curso? Assista ao vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Suinocultura

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 08-12-2022 Suinocultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.