Você conhece a importância e as vantagens dos produtos caprinos?

Conhecendo os benefícios nutricionais e comerciais dos produtos caprinos

Os produtos caprinos, como leite, queijo, carne, pele e cosméticos, sempre foram conhecidos pela sua ótima qualidade. Eles são apreciados no Brasil, mas sua produção ainda é principalmente localizada em regiões específicas, explica a Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima, do Curso CPT Caprinocultura - Produção e Principais Doenças.


O Nordeste se destaca na produção de leite caprino devido ao grande número de animais, porém, a criação de cabras nessa região é mais voltada para subsistência. Já no Sudeste, a criação é mais intensiva, visando a comercialização em nível nacional. Apesar da alta demanda por produtos caprinos, a taxa de produção de animais é baixa devido à desorganização na cadeia de produção.

a) Produção de leite de cabra:

A produção mundial de leite de cabra é de 17.846.118 toneladas. Quatro países - Bangladesh, China, Índia e Paquistão - concentram cerca de 45% das cabras do mundo. Com exceção do Paquistão, a produção de leite nesses países tem aumentado mais rapidamente que a população de cabras, indicando uma tendência crescente na criação de cabras leiteiras.

No contexto da produção mundial de leite de cabra, o Brasil contribui com 1,3% desse total, ocupando a 17ª posição no ranking global. As regiões Nordeste e Sul/Sudeste se destacam, representando 45,4% e 54,6% da produção nacional, respectivamente. Estados como Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e Ceará são responsáveis por 80% da produção brasileira de leite de cabra, conforme dados do IBGE de 2006. Quanto à organização da cadeia produtiva, grande parte do leite produzido no Brasil não é processado, sendo consumido in natura.

b) Produção mundial de carne caprina:

Anualmente, são produzidas 5,8 milhões de toneladas de carne caprina em todo o mundo. Deste total, a China contribui com 39,1%, a Índia com 8,5%, o Paquistão com 5,7% e a Nigéria com 4,2% da produção global.

A maior parte, cerca de 97%, da produção de carne caprina ocorre em países em desenvolvimento.

No Brasil, a produção de carne caprina representa apenas 0,5% da produção mundial, situando o país na 31ª posição global.

Na região Sul do Brasil, ocorre o abate de 6.096 cabeças de caprinos, o que corresponde a 6,6% do abate nacional. Os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina são responsáveis por essa produção, com destaque para o Paraná com 43,4%, seguido pelo Rio Grande do Sul com 41,69% e Santa Catarina com 15%.


Tanto a carne quanto o leite de cabra possuem características específicas distintas. A carne é conhecida por ter baixos níveis de gorduras saturadas e alto teor de proteína de alto valor biológico, além de apresentar um sabor e características desejáveis.

c) Produção de couro:

A produção mundial de couro em 2014 totalizou 1,2 milhões de toneladas. No mesmo ano, o Brasil contribuiu com 0,4% dessa produção global, produzindo 5 mil toneladas de couro.


d) Perspectiva do mercado:

O leite de cabra é considerado um alimento "restrito" a crianças e idosos devido à sua digestibilidade e baixo potencial alergênico, entre outras qualidades. Além disso, o leite de cabra possui partículas de gordura menores em comparação com o leite de vaca, além de ser rico em cálcio, vitaminas e minerais.

Tanto a carne quanto o leite de cabra são considerados alimentos funcionais, pois além de serem nutritivos, possuem propriedades que auxiliam na prevenção de algumas enfermidades.


Você conhece a importância e as vantagens dos produtos caprinos?

Descubra o segredo para o sucesso na criação de Caprinos! O Curso CPT Caprinocultura - Produção e Principais Doenças, oferece conhecimento de ponta, prático e confiável para você se destacar no mercado.  Invista em você e tenha um grande sucesso.

Conheça os Cursos na Área Criação de Cabras.
Por: Thiago de Faria

Thiago de Faria Ribeiro 30-04-2024 Ovinos E Caprinos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.