Compensa criar capivara em pequenas propriedades rurais?

Todos os produtores rurais podem criar capivara em cativeiro, desde o pequeno produtor até a empresa rural. Para tal, todos têm oficializar o criadouro junto ao órgão ambiental

Compensa criar capivara em pequenas propriedades rurais?

Uma possível solução para o aproveitamento de áreas improdutivas de propriedades rurais, hoje consideradas marginais, é a criação de uma espécie animal nativa já adaptada ao ambiente, clima, parasitas e enfermidades de várzeas e matas tropicais e, por estes motivos, mais aptas a produzir sob essas condições, como a capivara.

A carne de capivara é de excelente qualidade, tanto em sabor e coloração quanto à textura e, em sua composição possui 24,0% de proteína a mais do que a carne de porco ou a de boi. É uma carne magra, com baixos níveis de colesterol, contendo em média apenas 4,0% de gordura enquanto a carne de porco pode ter até 22,5% e a alcatra do boi, 27,1%.

Esta carne é boa para pessoas que fazem dieta de emagrecimento ou têm controle de colesterol, por ser mais magra que a de porco ou a de boi. Também é interessante para pessoas fazem muitas atividades físicas ou em fase de crescimento, por ser tão rica em proteínas.

Uma das características da carne de capivara é reter a água durante processamentos como a defumação, o que resulta em uma carne extremamente suculenta. Porém, além da carne, a capivara produz couro de excelente qualidade, resistente, impermeável e leve. Pode ser utilizado para a fabricação de selas, calçados e bolsas e para a confecção de luvas e artigos de vestuário como jaquetas ou coletes.

Outros subprodutos da capivara são a gordura e os dentes incisivos. A gordura subcutânea é utilizada como tônico e para o preparo de medicamentos para reumatismo, asma e bronquite. Já os dentes são exportados, a dois dólares por unidade, para países europeus onde são utilizados em artigos de artesanato.

Outra alternativa para o criador é a comercialização de animais vivos, vendidos como matrizes e reprodutores. Este é um mercado que está em alta, uma vez que é crescente o número de produtores rurais interessados na criação de espécies animais alternativas. Atualmente, o mercado comercializa uma média de duas toneladas da carne de capivara por mês o que não atende à demanda que é crescente e com boas perspectivas inclusive para exportação.

No entanto, o principal problema enfrentado pelo pequeno criador de capivaras é o de não ter como atender diretamente aos consumidores em virtude das dificuldades como: tamanho da produção, legislação para abate entre outros. Somente com o aumento do número de produtores de animais de nossa fauna registrados junto ao IBAMA esta situação poderia se reverter.

 

Gostou do assunto? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:


  

Conheça os Cursos CPT da Área Animais Silvestres
Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 17-07-2023 Animais Silvestres

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.