Cultivo caseiro de painço para alimentar curiós

Os grãos de painço são bastante nutritivos e, por isso, muito utilizados por criadores de curiós para alimentá-los

Cultivo caseiro de painço para alimentar curiós

“O painço ou Panicum miliaceum é uma gramínea cultivada há mais de 3 mil anos. Seus grãos são bastante nutritivos e, por isso, utilizados por criadores de pássaros para alimentá-los. Quando cultivado em casa, sem agroquímicos e com adubo orgânico, o painço torna-se ainda mais benéfico a curiós e outros pássaros silvestres criados em cativeiro”, afirma Fábio Morais Hosken, Doutor em Zootecnia e professor do Curso CPT Criação Comercial de Curiós e Bicudos.

Época de plantio, temperatura e solo


A época de plantio do painço ocorre assim que começa a primavera. O solo deve apresentar alta fertilidade e ser bem drenado. Em solos compactos, agrega-se perlita. A temperatura recomendada deve permanecer, em torno de 25°C, já que o painço se desenvolve bem em climas quentes. Conforme a variedade, ele pode ser cultivado dentro de casa ou no quintal, contanto que receba luz solar indireta.

No caso de mudas de painço que acabaram de germinar, é fundamental deixá-las, em área parcialmente sombreada, e distantes de correntes de vento. Após 7 a 15 dias, elas podem receber mais horas de luz solar até que se adaptem.

Semeadura, espaçamento e regas


Na semeadura do painço, as sementes são plantadas sob uma camada fina de solo (a seis milímetros no máximo). O espaçamento entre as sementes de painço deve respeitar a distância de 5 a 7,5 cm. Após o plantio, é importante regá-las, regularmente, até que inicie a germinação. Quando as mudas ganharem vigor, elas devem ser regadas, menos vezes, somente quando o solo estiver quase seco. Mesmo porque o painço não tolera encharcamentos.

Transplante das mudas de painço

Assim que alcançarem o tamanho ideal, as mudas de painço devem ser transplantas para local definitivo. O transplante deve preservar as raízes das mudas para que permaneçam em perfeito estado. Por isso, o ideal é que o procedimento seja manual. Elas podem ser plantadas, em vasos ou em canteiros, em local com bom fotoperíodo. É indispensável que as raízes do painço não sejam enterradas profundamente.

Dicas importantes para a colheita 


A colheita do painço ocorre quando os grãos nas espiguetas amadurecem. A maturação é determinada por diversos fatores, desde a variedade de painço, até o clima da região. Basta observar as espiguetas, que se desenvolvem nos extremos macios e se abrem expondo os pequeninos grãos. Quando eles estiverem com coloração marrom ou preta, este é o momento de serem colhidos. No processo, as espiguetas podem ser colhidas sozinhas ou com o caule.

Ao seguir todas as recomendações acima, o criador de pássaros terá disponível alimento de qualidade para os curiós, colhidos em sua própria casa.

Conheça os Cursos CPT da Área Animais Silvestres.

Leia o artigo "Conheça as principais características dos curiós e bicudos."

Fonte: pt.wikihow.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 11-11-2019 Animais Silvestres

Deixe um Comentário

Comentários

Luciane Roters

05-06-2023

Boa noite! Preciso plantar painço de forma caseira para fazer um trabalho com os meus alunos. Gostaria de saber onde posso comprar a semente de painço para plantar. Aqui na minha cidade consigo só comprar o painço já embalado para consumo. Se puder me ajudar, eu agradeço. Um abraço! Luciane

Resposta do Portal Agropecuário

06-06-2023

Olá, Luciane Roters! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Você terá que procurar  na sua cidade ou nas cidades vizinhas aqueles locais que vendem mudas de plantas, frutíferas. Você deve encontrar.


Abraço!!

Equipe CPT