Como tornar a criação de bovinos mais rentável

É possível obter grandes lucros ao reduzir a idade do primeiro parto

Um dos principais motivos para a perda de lucros na pecuária de corte é a perda de peso dos bezerros ou mesmo a sua paralisação logo após a desmama, que ocorre, frequentemente, durante o período chuvoso. Quando esta situação está associada a baixos ganhos de peso em períodos chuvosos e períodos de seca durante o crescimento dos animais, acaba contribuindo com o retardamento da idade à puberdade e ao primeiro parto de novilhas.

No sistema conhecido como "48 meses", as bezerras são desmamadas em pastos separados ou com bastante massa de forragem de baixa qualidade. Sendo assim, não são suplementadas sequer com misturas minerais e normalmente recebem apenas sal comum ou sal mineral, e este apresenta 50% de sal comum.

Neste sistema, o manejo sanitário se apresenta ineficaz, sendo feitas apenas aplicações de vacina contra febre aftosa e contra brucelose, que são obrigatórias aos bovinos. No período chuvoso seguinte, as novilhas continuam recebendo a mesma mistura mineral, permanecendo nas pastagens com baixa oferta de forragens.

O sistema "42 meses" pode ser alcançado apenas com uma mistura mineral concentrada oferecida aos bovinos. Nesta mistura há menos de 1/3 de sal comum, além de proporcionar aos animais uma forragem via ajuste da taxa de lactação, tudo de acordo com a capacidade de suporte da pastagem.

No sistema "36 meses", além de incorporadas as melhorias do sistema anterior, recomenda-se que o produtor descarte as bezerras que forem desmamadas com peso abaixo do médio das contemporâneas. O produtor deve fornecer sal mineral mais ureia no período da seca e continuar com o manejo da pastagem no período chuvoso.

No sistema "30 meses", o mais alcançado nas fazendas que apresentam capacidade técnica alta, todas as melhoras anteriores são incorporadas e ainda existe a suplementação da bezerra aos 60 dias de vida até a desmama, com o fornecimento de mistura múltiplas  para consumos de 2 g/Kg de peso vivo.

Por fim, o sistema de "24 meses" é potencial para algumas fazendas produtoras de gado de corte, porém só é realidade em propriedades que fazem a seleção de animais de origem pura e que adotam seleção dirigida para peso à desmama e desafiam a precocidade sexual.

Para o pecuarista que deseja saber um pouquinho mais a respeito do assunto, consulte nosso outro artigo a respeito. E para aqueles que desejam se especializar, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte, orientado pelo professor Adilson de Paula Almeida Aguiar.

Beatriz Lazia 10-01-2012 Pecuária de Corte

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.