Preparo da mandioca

Cuidados na retiradas das mudas

 

Preparo da mandioca     Artigo CPT

“No momento da retirada das mudas, as brotações e as raízes devem ser cortadas, mas as ramas devem ficar inteiras, sendo feito o corte em estacas menores só na hora do plantio. Embora a mandioca possa ser plantada por meio de sementes, usualmente, o cultivo dessa planta é feito a partir de pedaços de ramas, ou estacas, chamadas de manivas”, assim explica o professor Marney Pascoli do Curso CPT de Cultivo de Mandioca.


Preparo das manivas

O corte das ramas, ou seja, o preparo das manivas deve ser feito imediatamente antes do plantio, para que estas não sequem e não percam o vigor.


Nesse momento, deve ser feita a seleção das ramas e das manivas. As melhores são aquelas que têm diâmetro em torno de 2,0 a 2,5 cm e de cinco a sete nós. O diâmetro da medula da rama deve ser metade do diâmetro da estaca. Ao ser cortada, a seiva da maniva, ainda deve estar escorrendo, o que indica o vigor e a capacidade de brotamento das gemas.


Devem ser eliminadas as manivas finas, com sintomas de doenças, danificadas, com broca, sem seiva e com poucas gemas. As manivas com ferimentos aumentam o risco de entrada de doenças na fase inicial da lavoura.


O preparo das manivas deve ser feito em local protegido do sol. As ramas devem ser cortadas em pedaços de 20 a 25 cm de comprimento, tamanho que proporciona maior brotação, maior vigor inicial, maior reserva de água e maior produtividade. O corte, feito com facão bem afiado, deve ser reto para proporcionar o enraizamento uniforme em volta da estaca. O corte deve ser feito com a rama no ar, segura apenas pela ponta, sem apoiar em nada, para não estragar as manivas.


Armazenamento das ramas


⇒ Caso haja risco de geada na região, é recomendável cortar as ramas e armazená-las antes do período crítico. O corte deve ser reto e feito de 15 a 20 cm do solo, evitando lascar a base da rama.


⇒ Quando a colheita é realizada antes da época do plantio, também será necessário armazená-las. As ramas, cortadas antes da época do plantio, devem ser armazenadas em condições que permitam conservar sua capacidade de germinação.


A armazenagem deve ser feita em local arejado, na lavoura ou ao abrigo de árvores, mas evitando sombras excessivas.


A posição das ramas, durante a armazenagem, influência na conservação e na manutenção da viabilidade.


Elas podem ser amontoadas na posição horizontal ou podem ser colocadas em pé (posição vertical).


Conheça os Cursos CPT da Área Agroindústria.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 29-09-2022 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.