Raças mais indicadas para criação de frangos e galinhas caipiras

Um número considerável de raças e cruzamentos de frangos e galinhas caipiras são destinadas à produção de ovos e de carne

As mais indicadas para o sistema de criação de frangos e galinhas caipiras são as de raça pura

frangos e galinhas caipiras

Um  número considerável de raças e cruzamentos de frangos e galinhas caipiras são destinadas à produção de ovos e de carne. No entanto, as mais indicadas para o sistema caipira de criação são as de raça pura, que são as raças americanas e as de linhagens caipiras melhoradas. Todavia, nada impede que o criador utilize aves de linhagem industrial, porém, convém lembrar que a galinha industrial de pele e plumagem branca não tem mercado.

A condição básica de uma galinha, seja para produção de corte ou produção de ovos, é que a ave se adapte à criação em piso e apresente pele amarela e plumagem colorida. O sabor da carne deve ser o mais natural possível, deve apresentar textura firme e proporcionar uma mastigação mais lenta e saborosa. A cor da pele e da gema dos ovos devem ser bem pigmentados.

Em programas que visam o melhoramento do plantel de aves, é muito comum a utilização das raças americanas no cruzamento com aves já existentes nas propriedades rurais ou nas granjas. Esses programas têm como meta o melhoramento dos padrões de produção regional.

Para trabalhar com galinha caipira, os criadores podem optar por dois tipos básicos de produção: a produção de carne e a produção de ovos. Além de poder trabalhar com a comercialização de pintinhos de um dia ou frangas em início de postura. Para dar início a qualquer destes ramos, é importante que a ave se adapte bem às condições da região na qual será criada, além da garantia de mercado para escoar a produção.

No mercado brasileiro, há uma boa oferta de linhagens comerciais. São diversas as aves que podem ser produzidas no sistema caipira. Veremos a seguir as raças mais indicadas e as suas características.

Raças americanas

Essa raça é bastante utilizada em programas de melhoramento de plantel. Apesar de apresentarem menores índices de produtividade em relação às raças comerciais, elas podem reproduzir-se, o que permite ao avicultor obter várias gerações de aves sem perdas significativas de produtividade.

Entre as raças americanas, a Rhode Island Red apresenta uma plumagem vermelho-escura e trata-se de uma galinha de porte médio, excelente poedeira e produtora de carne. Ela chega a produzir cerca de 260 ovos por ano, quando em sistema confinado. A New Hampshire apresenta uma coloração mais clara e de maior brilho. É uma ave rústica e bastante popular, por apresentar maturidade sexual precoce. Tem sua postura iniciada por volta da décima oitava semana de vida. Já a Plymouth Rock Barrada é uma ave de porte médio e dupla aptidão: boa tanto para a produção de carne quanto de ovos. Ela tem plumagem branco acinzentada e é conhecida como carijó.

Linhagens comerciais

É possível ao criador encontrar várias raças comerciais de pintos caipiras de um dia para a produção de carne e ovos no mercado. Todas essas raças são provenientes de linhagens melhoradas e adaptadas à criação ao ar livre, desenvolvidas para a criação no campo e por isso, apresentam a carne de textura consistente e de sabor diferenciado.

Essas linhagens são todas híbridas duplas e não devem ser utilizadas para reprodução com o objetivo de renovação do plantel. Sendo que as aves híbridas não possuem boa habilidade para retransmitir suas características aos descendentes, o que acaba gerando uma perda do potencial genético de produção. Destacaremos a seguir algumas das linhagens comerciais caipiras.

A Galinha Caipira Negra é destinada exclusivamente para postura e tem como principal característica a resistência a doenças e adversidades do manejo a campo. O Frango Caipira de Pescoço Pelado é fruto do melhoramento genético francês, tem boa aptidão para corte e é de fácil adaptação ao manejo a campo. Possui a plumagem de coloração variada, exceto na cara e no pescoço, que são nus. As aves Paraíso Pedrês são oriundas do melhoramento genético que tem como característica o rápido ganho de peso, boa rusticidade, plumagem mista e fácil adaptação às condições do regime semi-intensivo.

Para mais informações, consulte o curso Criação de Frango e Galinha Caipira, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. No curso, o criador encontrará informações a respeito dos sistemas de criação, instalações e equipamentos necessários, manejo alimentar, geral e das poedeiras, entre outros. Leia também o artigo Aprenda sobre o manejo de frango e galinha caipira.

Beatriz Lazia 05-07-2012 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.