Aprenda sobre o manejo de galinhas poedeiras

É importante ressaltar que as galinhas poedeiras têm seu ciclo de vida dividido em duas fases, uma de crescimento, que é o período que a ave leva para ser formada, e outra de produção, quando as aves já estão em postura.

Na fase de cria das galinhas poedeiras, existe uma predominância do crescimento ósseo e muscular, enquanto que na fase de recria, a ave começa a ganhar mais músculos e deposição de gordura

  galinhas poedeiras

É importante ressaltar que as galinhas poedeiras têm seu ciclo de vida dividido em duas fases, uma de crescimento, que é o período que a ave leva para ser formada, e outra de produção, quando as aves já estão em postura.

A fase de crescimento divide-se em:

- período de cria, que vai de 1 a 6 semanas; - período de recria I, que vai de 7 a 12 semanas; - período de recria II, que vai 13 a 16 semanas.

Além disso, a fase de crescimento ainda pode ser dividida em apenas duas etapas, que são:

- período de cria, que vai de 1 a 6 ou 8 semanas; - período de recria, que vai de 7 ou 9 a 18 ou 20 semanas.

Sendo assim, na fase de cria, existe uma predominância do crescimento ósseo e muscular, enquanto que na fase de recria, a ave começa a ter o crescimento ósseo desacelerado e começa a ganhar mais músculos e deposição de gordura.

É na fase de pré-postura que as poedeiras já estão com sua estrutura reprodutiva formada, mas ainda não produzem ovos de forma efetiva. Alguns criadores consideram a chegada do período de postura quando 5% das aves começam a botar ovos.

Nas poedeiras comerciais, a ave atinge sua maturidade sexual por volta da décima oitava semana, porém isto só acontece quando há manejo adequado. Este fato pode ser observado a partir do crescimento das cristas e barbelas.

A uniformidade do lote é fundamental para se obter uma produção economicamente viável, e tanto faz se as aves são superalimentadas ou estão subnutridas. Em ambos os casos, a falta de uniformidade acarretará em um desempenho produtivo e reprodutivo debilitado. Sendo assim, a eficiência produtiva é alcançada principalmente quando as aves têm seu crescimento monitorado.

Quanto ao início do ciclo de postura, este varia de acordo com as condições do manejo, com a incidência de doenças e com a época em que as galinhas nasceram e foram recriadas. Em geral, a postura começa por volta dos 130 a 140 dias, que correspondem de 18 a 20 semanas de idade. A produção vai aumentando rapidamente até o pico de postura, entre a vigésima oitava e a trigésima segunda semana. A partir daí, começa a decair de 5% a 8% a cada 10 semanas, até o final do ciclo.

Para mais informações, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Criação de Frango e Galinha Caipira. Neste curso, o professor Luiz Fernando Teixeira Albino orienta a respeito das instalações e equipamentos para a criação, planejamento da produção, raças mais indicadas, manejo, entre outros temas de interesse do criador. Leia também nosso artigo: Aprenda sobre a fase de recria de galinhas poedeiras.

Beatriz Lazia 04-04-2012 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.