Conheça o novo curso a distância Projeto de Irrigação por Aspersão

Conheça o novo curso a distância Projeto de Irrigação por Aspersão. No curso CPT Projeto de Irrigação por Aspersão, o aluno aprenderá tudo sobre levantamento de dados do projeto de irrigação, cálculos iniciais e dimensionamento hidráulico.

No curso CPT Projeto de Irrigação por Aspersão, o aluno aprenderá tudo sobre levantamento de dados do projeto de irrigação, cálculos iniciais e dimensionamento hidráulico

 Conheça o novo curso a distância Projeto de Irrigação por Aspersão

O fator-chave para o sucesso do projeto de irrigação por aspersão é que ele seja realizado por profissional especializado. Com isso, o agricultor terá uma série de vantagens na produção agrícola - não faltará água; na produção na entressafra - mesmo na estiagem; na redução de riscos - não perderá o investimento em insumos e mão de obra e na aplicação de nutrientes e defensivos agrícolas.

Quando o agricultor segue um bom projeto de irrigação, ele garante maior economia na produção e uso racional da água. É importante que, no planejamento, sejam considerados alguns fatores essenciais, como o sistema de plantio e tipo de cultura, a disponibilidade de água na região e as condições do solo. Com isso, o manejo de irrigação ocorre de tal forma que a planta recebe água, na proporção certa, suprindo suas exigências hídricas.

Até mesmo na estiagem, a irrigação bem planejada impede o risco de quebra de safra e garante ao agricultor o mesmo índice de produção, sem perdas nem prejuízos. Assim, podemos considerar a irrigação um "ampliador da disponibilidade de produtos e facilitador de capitalização na agropecuária", afirmam Carlos Henrique Ramalho Ferenc, Francisca Zenaide de Lima e José Dermeval Saraiva Lopes, professores do Curso a Distância CPT Projeto de Irrigação por Aspersão, em Livro+DVD e Online, da Área Irrigação.

Elaborado por profissionais especialistas em irrigação e mecanização agrícola, o CPT Projeto de Irrigação por Aspersão aborda temas de suma relevância. O aluno aprenderá tudo sobre levantamento de dados do projeto de irrigação (parâmetros associados ao solo, condições climáticas locais e informações agronômicas da cultura), cálculos iniciais (lâmina de irrigação, turnos de rega e período de irrigação), dimensionamento hidráulico (seleção dos aspersores e dimensionamento da linha lateral), além do dimensionamento da motobomba.

Não apenas isso, o aluno se tornará expert sobre irrigação por aspersão convencional em sistemas fixos, semifixos ou portáteis. Nestes últimos, as linhas laterais e principais se movem. Nos semifixos, as linhas laterais se movem, mas as principais permanecem fixas. Já nos fixos, ambos não se movem. É importante destacar que os sistemas por aspersão portáveis e semifixos são recomendados para áreas menores, já que exigem mão de obra para a mudança das linhas laterais.

Portanto, não perca tempo! Adquira já o seu!

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Cursos CPT.

Confira o artigo "Conheça mais sobre os principais sistemas de irrigação" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Andréa Oliveira 08-12-2017 Irrigação

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.