Criação de paca: instalações e manejo reprodutivo

A paca é um dos maiores roedores do Brasil, só perdendo, em tamanho, para a capivara

Quando a paca é criada em cativeiro, faz-se necessário a construção de instalações que sejam propícias à criação e à reprodução

  criação de paca

A paca é um dos maiores roedores do Brasil, só perdendo, em tamanho, para a capivara. O corpo da paca é longo e robusto com listras longitudinais brancas, interrompidas ou não sob um fundo pardo amarronzado. Os pelos são baixos e um tanto rígidos; as pernas são curtas e os pés possuem cinco dedos, providos de unhas muito fortes, que mais se assemelham a cascos do que a unhas propriamente ditas. A constituição de seu pelame a faz passar despercebida em meio à vegetação.

Em condições naturais, as pacas se adaptam aos mais variados ambientes, no entanto, preferem as zonas cobertas com vegetação alta, vizinhas a rios ou riachos, devido ao fato de serem boas nadadoras, sendo na água o principal refúgio contra os predadores. Durante todo o dia, abrigam-se em tocas construídas por elas mesmas, à noite, saem para comer. Já em cativeiros, há a necessidade da construção de instalações que garanta um bom desenvolvimento e produção.

Instalações e aspectos físicos

Utiliza-se um galpão de alvenaria com capacidade para abrigar os boxes. Estes devem possuir área coberta com piso de concreto. Caso seja de interesse do criador, pode ser acrescida uma área externa com piso natural (solo). Essa área externa pode ser adicionada no sentido de reduzir o stress das pacas, pois possibilita um contato com o substrato natural, além de promover maior área de criação aos animais. Com essa medida, acredita-se que o desempenho reprodutivo dos animais seja maior. Vale ressaltar que, quando essa medida for tomada, a atenção deve ser redobrada a fim de evitar as fugas dos animais.

Ainda em relação aos boxes, cada um deverá contar com uma piscina de 1 m². Esta pequena piscina deverá estar incorporada dentro de uma maior, que é a principal. Essa piscina menor é necessária para manter a higiene dentro do box, já que algumas pacas têm o curioso hábito de preferir defecar apenas quando têm as quatro patas dentro d'água. Para que os animais possam caminhar ao redor dessa piscina sem que precisem entrar na água, recomenda-se que ela seja situada a pelo menos 30 cm de cada parede.

Quanto à divisão interna dos boxes, esta deverá ser feita por um muro de alvenaria, com 1,4 m de altura. Acima do muro, deverão ser instaladas telas de arame galvanizado, suportadas por tubos rígidos, com altura de 2,5 m, a fim de evitar a fuga dos animais.

Os boxes também deverão contar com um módulo de reprodução. Este grupo será formado por animais já socializados ou capturados na natureza. Nos dois casos, é preciso observar o cio das fêmeas por meio de sinais típicos (por exemplo, quando o macho dedica muito tempo a ela). Depois de detectado o cio, é preciso inspecionar diariamente a fêmea em busca de fluidos vaginais.

Reprodução

Com o conhecimento do período de gestação (157 dias), deve-se ficar atento aos sinais da proximidade do parto (por exemplo, vulva inchada e tetas intumescidas) para que sejam tomados os cuidados necessários na fase pré-parto. Após o parto, deve-se passar às precauções do infanticídio, quando a fêmea mata a cria de alguma companheira. Por esta razão, deve-se observar as fêmeas prenhes regularmente antes, durante e depois do parto.

Uma das principais causas que levam ao infanticídio é o stress, por isso, o criador deve buscar todos os meios para minimizá-lo, bem como procedimentos a serem executados na tentativa de socialização dos possíveis exemplares a serem capturados. Um dos meios de diminuir os índices de infanticídio é, ao detectar alguma agressividade por partes de outros animais, realizar a separação deles imediatamente.

Para maiores informações, consulte o curso Criação Comercial de Paca, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, e coordenado pelo Zootecnista Fábio M.Hosken. O curso conta com orientações a respeito de como iniciar um criatório, instalações, manejo, nutrição, sanidade, entre outras. Leia também nosso outro artigo Como criar paca.

Beatriz Lazia 08-03-2013 Animais Silvestres

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.