Alimentação de galinhas poedeiras na fase de postura

Conhecer a forma de alimentação e os nutrientes necessários para o bom desempenho das aves é de extrema importância para sucesso na produção de ovos

Alimentação de galinhas poedeiras na fase de postura

A utilização eficiente dos alimentos pela ave é muito importante, porque a alimentação representa até 70% do custo de produção.

Uma franga se utiliza de pequena parte dos alimentos consumidos para o crescimento, e o restante é para manutenção e produção de ovos. Em média, uma poedeira, após atender suas necessidades de mantença, consome 41 g de ração por cada ovo que ela produz.

Em galinhas de um ano, o alimento é utilizado principalmente nessas duas últimas funções. Mas, também, uma parte é usada para recuperar o peso perdido durante a muda de penas, que, normalmente, realiza-se durante os últimos meses do período de postura.

Para obter e manter uma elevada produção de ovos, é necessário manter o consumo de alimento em um nível alto. Na fase de produção, as rações devem conter em média:


- 15,5% de proteína bruta,
- 2.850 kcal de energia metabolizável por kg,
- 0,32% de metionina,
- 0,75% de lisina,
- 0,35% de fósforo disponível e
- 3,5% de cálcio.

A falta de qualquer nutriente implica redução e até completa parada na produção de ovos. Por isso, é importante utilizar rações balanceadas; consulte um técnico para planejar a alimentação de suas aves de maneira adequada.

Nunca reduza a quantidade de ração, enquanto a produção estiver aumentando ou durante o pique de postura.


Conheça os Cursos CPT da Área Avicultura

Por Daniela Guimarães

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 03-11-2022 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.