Criação de codornas: planejamento rumo ao sucesso

O planejamento na criação de codornas leva o coturnicultor rumo ao sucesso, pois as codornas aumentarão o seu desempenho e a sua produtividade.

O planejamento é primordial para que o sistema de criação de codornas propicie resultados efetivos e garanta o sucesso do coturnicultor

Criação de codornas: planejamento rumo ao sucesso 

No Brasil, a espécie mais comum de codorna para criação comercial é a Coturnix coturnix japonica (codorna doméstica). Inúmeros são os motivos de se escolher essa espécie de codorna, como maturidade sexual precoce (42 dias - fêmea/48 dias - macho); índice de postura elevado (cerca de 90% - pico de produção); rápido desenvolvimento (acima de 100 g - 45 dias), além do grande rendimento da carcaça (mais de 70%/peso vivo). Entretanto, o planejamento é primordial para que o sistema de criação propicie bons resultados.

O local de criação das codornas deve ser bem planejado

No planejamento, o coturnicultor deve considerar inúmeros fatores, como melhor local para implantação do criatório, bem-estar das aves, galpões bem ventilados (mas sem ventos fortes), boa iluminação ambiente, temperatura e umidade ideais, condições adequadas de higiene, ração de acordo com a fase de crescimento e disponibilidade de água farta e de qualidade.

O bem-estar garante o máximo desempenho das codornas

Segundo os professores Joji Ariki e Vera Moraes, do Curso CPT Codornas - Iniciando a Criação, as instalações devem ser construídas em função das exigências ambientais das codornas, proporcionando ótimas condições de conforto e consequente expressão do máximo potencial de desenvolvimento das aves.

As codornas podem ser criadas em gaiolas ou galpões

Em geral, as codornas são criadas em gaiolas de aço galvanizado (dispostas em sistema de bateria), ou ainda em pequenos galpões de alvenaria, metal ou madeira (com telhado preferencialmente de barro), além de instalação hidráulica para colocação de bebedouros e rede elétrica para iluminação.

Comece a criação com seis fêmeas de codorna e um macho

Para quem estiver iniciando a criação, sugerimos seis fêmeas e um macho (se forem codornas de postura). Não é recomendado um número muito grande de aves, pois isso dificulta o manejo e aumenta o índice de mortalidade das avezinhas. Por isso, comece com poucas codornas até adquirir experiência na criação.

As matrizes iniciais devem ser adultas e de boa procedência

As matrizes iniciais devem ser adultas e de boa procedência, para que a produção de ovos de qualidade. Caso as codornas de postura sejam criadas em gaiolas, estas devem apresentar declives para o deslizamento adequado dos ovos.

Somente frigoríficos credenciados podem abater as codornas

Caso as codornas sejam criadas para abate, somente frigoríficos credenciados por sistemas de inspeção possuem a devida autorização para abatê-las.

Por Andréa Oliveira. 

Fontes: Petmag e Cursos CPT.

 

Andréa Oliveira 22-09-2015 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Emmanuel Bravo Costa Lima Valente

03-04-2019

Sou representante comercial e estou com uma demanda de uma grande rede de SM que deseja comprar codornas congeladas/ refrigeradas para suas lojas e gostaria de indicação de algum frigorifico com boa produção para eu contatar e se possível representa-los

Resposta do Portal Agropecuário

04-04-2019

Olá Emmanuel,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Infelizmente não temos ninguém para indicar, apenas oferecemos cursos.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto