Manejo das aves bem feito aumenta produção de ovos

Manejo das aves bem feito aumenta produção de ovos. O avicultor deve redobrar os cuidados com o manejo das aves para aumentar a produção de ovos e obter maiores lucros

O avicultor deve redobrar os cuidados com o manejo das aves para aumentar a produção de ovos e obter maiores lucros

Manejo das aves bem feito aumenta produção de ovos

"O ovo de galinha é um alimento muito conhecido e apreciado na alimentação humana desde a antiguidade. Nos últimos anos, criar galinhas poedeiras passou a ser uma atividade ainda mais rentável, já que a tecnologia permite o manejo das aves bem feito, o que aumenta a produtividade", afirma Júlio Maria Ribeiro Pupa, professor do Curso a Distância CPT Galinhas Poedeiras - Produção e Comercialização de Ovos, em Livro+DVD e Online, da Área Avicultura.

Um dos principais problemas, que resultam em baixa produtividade de ovos, é a falta de higiene no aviário. É essencial que as aves sejam criadas em galpões limpos, com piso recoberto com uma cama de boa qualidade. As poedeiras precisam de conforto e bem-estar para apresentarem uma boa performance na produção de ovos. Por tais motivos, locais insalubres fazem com que as aves passem a botar menos ovos.

No estado de Minas Gerais, alunos universitários do curso de medicina veterinária têm orientado os avicultores em relação à importância da higiene no aviário e do bem-estar animal. Os produtores de ovos ficam satisfeitos, pois, quando seguem à risca as recomendações, os resultados na granja são surpreendentes. Afinal, não é preciso um grande investimento para manter a criação de poedeiras saudável e vigorosa.

Um dos avicultores beneficiados é o senhor Ronaldo Manasses, proprietário de um sítio em Caetanópolis (MG). Os alunos da UniBH, acompanhados do médico veterinário Bruno Antunes, visitam seu aviário há um tempo. Eles constituem um grupo denominado GECTA, onde os membros desempenham funções específicas, como cuidar do manejo das aves, avaliar a qualidade dos ovos, analisar o ambiente de criação, além da sanidade e nutrição das poedeiras.

Segundo o professor Antunes, 90% dos produtores de galinha sentem dificuldade no manejo das aves. Muitos não sabem definir a alimentação adequada de acordo com a fase de criação. Alguns não têm noção de quantas aves criar por m². Outros alojam as aves em locais pouco ventilados, com superlotação. Dessa forma, como as poedeiras serão produtivas? O avicultor deve redobrar os cuidados com o manejo das aves para aumentar a produção de ovos.

Fonte: Globo Rural.

Confira o artigo "O manejo correto das galinhas poedeiras" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Andréa Oliveira 26-01-2018 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.