Como abrir e gerenciar um centro hípico

Muitos centros hípicos estão surgindo no Brasil para atender a uma grande demanda de interessados

Centro hípico - modalidades e instalações

Os centros equestres surgiram dentro de uma nova concepção, onde se busca harmonia maior entre o cavalo, cavaleiro e o ambiente em que os animais são criados. Se aproximam muito do habitat natural do cavalo, ao mesmo tempo que proporciona conforto para os visitantes e frequentadores.

Primeiramente, deve ser definido os objetivos do centro hípico, de acordo com as necessidades do mercado, clínica, treinamento, preparação, recuperação, reprodução, ou simplesmente hospedagem. Em função desses, devem ser definidos o espaço e a equipe de trabalho.

As instalações se distribuem em cocheiras; quarto de selas e de ração; lavadores; ferradoria; fábrica de ração; galpão para feno; estocagem do material para a cama; farmácia; tronco de contenção; sala de cobrição; entre outros, todos seguindo suas respectivas funções e proporcionando conforto e facilidade no dia a dia do manejo com os animais.

O controle sanitário é muito importante para saúde dos animais e dos frequentadores. Um programa de vacinação e controle de doenças deve ser implantado e seguido de acordo com o médico veterinário responsável, assim como a limpeza e manutenção das instalações. Também deve ser fornecida uma alimentação balanceada, de acordo com as necessidades dos animais.

Outro ponto importante é o gerenciamento do centro. Os programas de gerenciamento devem conter todo o histórico. Nele incluem estoques, vencimentos, pagamentos, recebimentos, fornecedores, listagem de clientes e visitantes, programação de eventos, programação de assistências técnicas e treinamento, controle sanitário, alimentação, ferrageamento, entre muitos outros itens.

No curso Como Montar e Manejar um Centro Hípico elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas são apresentados informações acerca da estrutura e funcionalidade de um centro hípico. Leia o outro artigo Treinamento para provas equestres rápidas. Confira o vídeo abaixo!

Patrícia Tristão 27-05-2010 Cavalos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.