Preparo da cocheira

Saiba o que colocar na cocheira dos seus cavalos

 

Preparo da cocheira   Artigo CPT

A dieta dos equinos deve ser muito bem equilibrada para manterem um peso saudável e para conseguirem ter energia para suas tarefas na fazenda, pensando nisso, o professor Eduardo Villaça do Curso CPT de Alimentação de Equinos, preparou as melhores dicas e podem te orientar na hora de preparar a cocheira dos animais.


As cocheiras devem contar com estrutura que, além de oferecer conforto, favoreça o fornecimento dos alimentos, contando com cocho para suplementos concentrados e para mistura mineral.


A dieta de garanhões mantidos na cocheira é semelhante à fornecida no piquete, lembrando que o requerimento proteico depende diretamente da raça e do peso dos animais, e da qualidade e digestibilidade do nutriente disponibilizado.


Mais uma vez, vale destacar que a atividade reprodutiva não determina a necessidade de aumentar nutrientes, a não ser a energia, cuja demanda aumenta significativamente durante a estação reprodutiva, em razão do maior esforço físico desempenhado pelos animais.


Na cocheira, assim como na pastagem, de acordo com a qualidade do alimento volumoso fornecido, será viável reduzir a quantidade de suplemento concentrado disponibilizado. Diariamente, um garanhão consumirá de 1,5 a 2,0 kg de feno de boa qualidade para cada 100 kg de peso vivo. Já o suplemento concentrado pode ser fornecido em quantidades variáveis, normalmente, entre 1 e 3 kg/animal/dia, divididos em duas ou mais porções diárias.


No quadro apresentamos uma formulação de suplemento concentrado que pode ser utilizado para garanhões, contendo: milho em grão moído, farelos de soja e de trigo, feno triturado e calcário. 

Composição  KG

%

Grão de milho moído  300,00 58,5
Farelo de soja  100,00 19,5
Farelo de trigo 100,00 19,5
Feno triturado 7,5 1,5
Calcário 5,0 1,0
Total  512,50 100,0


Misturar a própria ração na propriedade é uma alternativa para criadores de cavalos em geral, mas só é viável quando a quantidade consumida é alta, para atender centenas de animais.


A opção por produtos comerciais é mais adequada em boa parte das situações, devendo ser escolhidos fornecedores confiáveis, reconhecidos no mercado. Merece ser lembrada, ainda, a importância de se fornecer uma boa mistura mineral na dieta dos animais criados na cocheira. Deverá ser disponibilizada em um cocho próprio, em quantidade variando entre 60 g e 100 g por dia, ao longo de todo o ano.


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos.
Por Equipe CPT de Redação.

Eduardo Silva Ribeiro 14-07-2022 Cavalos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.