Humanos podem se contaminar com brucelose? Entenda!

A brucelose é uma doença infectocontagiosa subnotificada, que muitas vezes acomete a população e os profissionais de saúde humana não possuem conhecimento sobre essa doença

Humanos podem se contaminar com brucelose? Entenda!

A brucelose é uma importante doença infectocontagiosa que acomete muitos rebanhos brasileiros. Em seres humanos, apresenta a seguinte sintomatologia: febre, sonolência, perda de peso. Em alguns casos pode haver problemas osteoarticulares.

Marcelo Dias da Silva, Professor do Curso CPT Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos: Raiva, Tuberculose, Brucelose, Leptospirose e Hantavirose, explica que o contágio da brucelose está relacionado a:

Questão ocupacional: trabalhadores de frigoríficos, laticínios, vaqueiros e médicos veterinários.
Via alimentos: leite não pasteurizado e seus derivados (queijo, iogurte etc.); carnes malpassadas.
Via aérea: inalação, contato com mucosas.
Veterinário: contato com fetos, placenta, sangue e urina de animais doentes.

Essas são as categorias profissionais que inspiram maior cuidado. Essas pessoas devem ser orientadas quanto às questões de maior segurança e saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, a brucelose é uma doença subnotificada e, com isso, muitos casos passam despercebidos. Muitas vezes a população e até mesmo os profissionais de saúde humana não possuem conhecimento sobre essa doença.

Os tipos de brucelose mais patogênicos aos seres humanos são a B. melitensis, B. suis, B. abortuse, B. canis. A Organização Mundial de Saúde estima 500 mil casos anuais em humanos.

O tratamento humano é realizado com antibióticos administrados por longo período de tempo, principalmente, a Doxiciclina.

 
Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Corte

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 02-02-2023 Bovinos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.