Por que realizar o cruzamento para melhoramento genético de gado de leite?

O cruzamento é, sem dúvida, uma forma de se conseguir melhoria genética e incrementos de produção e de produtividade

Por que realizar o cruzamento para melhoramento genético de gado de leite?

Antes de tudo, por se realizar o melhoramento genético dos animais leiteiros? Bom, o objetivo primário da melhoria genética do gado leiteiro é aumentar a eficiência da produção de leite. Muitos produtores consideram o cruzamento uma alternativa para alcançar esse objetivo.

O fácil acesso ao material genético de todas as partes do mundo, junto com a padronização das avaliações genéticas, são fatores que fazem do cruzamento uma ferramenta cada vez mais viável.

O volume de sólidos do leite é cada vez mais importante, uma vez que os preços do leite estão cada vez mais influenciados pela composição do produto. O cruzamento é uma alternativa para melhorar a composição do leite, saúde e fertilidade das vacas leiteiras, dados os benefícios do vigor híbrido.

Vigor híbrido? Mas o que é isso? É a diferença entre a média dos animais utilizados no cruzamento, com base na média das raças puras. Portanto, o vigor híbrido depende das diferenças na frequência genética entre as populações parentais.

Os animais cruzados podem ser superiores em uma das linhas parentais puras para quaisquer dos caracteres independentes, mas serão mais rentáveis, quando se considerarem todos os caracteres de forma conjunta, considerando-se a produtividade ao longo da vida.


Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Leite

Por Daniela Guimarães

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 01-12-2022 Bovinos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.