Coalhada: acerte no resfriamento, envase e armazenamento

A coalhada é uma deliciosa fonte de proteínas, potássio, cálcio, ferro, magnésio e vitamina. Para não perder suas qualidades, precisa ser bem resfriada, envasada e armazenada

Coalhada: acerte no resfriamento, envase e armazenamento

Para nós, amantes dos derivados do leite, a coalhada uma deliciosa fonte de proteínas, potássio, cálcio, ferro, magnésio e vitamina B12. Ela ajuda no funcionamento do intestino, aumenta a imunidade, ajuda no ganho de massa muscular e contribui para o fortalecimento dos ossos e dentes. Fica perfeita com pão sírio, como recheio de quibe, no macarrão, em saladas e sanduíches.

Cientificamente falando, a coalhada é o produto resultante da ação de fermentos láticos selecionados sobre o leite pasteurizado ou esterilizado. É obtida pela associação variável de microrganismos, de acordo com o fabricante e a marca, predominando os Streptococcus lactis e o Lactobacillus lactis, de acordo com a professora Célia Ferreira do Curso CPT de Produção de Manteiga, Coalhada e Requeijão em Barra.

Se você conseguiu fazer a sua própria coalhada em casa, é chegada a hora de aprender as etapas seguintes: resfriamento, armazenamento e envase.


Vamos lá?


Pois bem. Após a etapa em que a coalhada se torna quebradiça, é hora de resfriá-la rapidamente para parar a fermentação e não afetar a qualidade do produto final. O resfriamento deve ser feito até a coalhada atingir temperaturas de 20 a 24 °C. É importante que o resfriamento não demore mais do que 30 minutos.

O sabor especial, conhecido como acetoaldeído, começa a se formar nas primeiras 12 horas após o resfriamento. Então, é necessário esperar pelo menos 12 horas antes de consumir a coalhada. Isso dá tempo para que os aromas, a consistência e a textura se desenvolvam.

Quando se trata de colocar a coalhada em recipientes, o material mais usado é o polietileno. Ele é uma espécie de plástico resistente, que não causa alterações químicas na coalhada. Ele também não tem cheiro nem sabor, é capaz de aguentar choques e é fácil de selar.

Depois de embalada, a coalhada é guardada em lugares frios, com temperaturas entre 2 e 5 °C. Evitar a luz é importante, pois ela pode causar problemas no sabor e na qualidade, como um gosto ruim ou ranço. A temperatura ideal para comer a coalhada é entre 10 e 12 °C, para que o sabor seja melhor apreciado. A coalhada pode ser guardada por até 30 dias antes de perder a qualidade.

Gostou dessas dicas? Diz aí no campo de comentários e, com sua ajuda, outros conteúdos relacionados a este poderão ser produzidos. Bora lá?

 

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!



Conheça os Cursos CPT da Área Laticínios. 

Silvana Teixeira 08-08-2023 Culinária

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.