Por que é tão importante a capacitação do tratorista?

O uso correto do trator agrícola é um ponto de grande importância para o agricultor, pois dele dependerá o sucesso da motomecanização

Por que é tão importante a capacitação do tratorista?

A utilização de um trator agrícola deve ser feita, levando-se em consideração vários fatores, destacando-se os econômicos, agrícolas, técnicos e operacionais.

O tratorista precisa estar consciente que, embora o trator seja uma máquina robusta, projetada e construída para trabalhar em condições difíceis, ele precisa ser operado com muita atenção e cuidado.

Os dados estatísticos mostram que, no Brasil, a vida-útil dos tratores agrícolas é menor que em países desenvolvidos. Além disso, é uma realidade o grande número de máquinas agrícolas (tratores, colhedoras e implementos) sucateadas nas fazendas brasileiras. Esse fato se deve, em grande parte, à manutenção e operação inadequadas dessas máquinas.

No atual momento, em que as margens de lucro obtidas da agricultura se tornam cada vez menores, aumenta a preocupação dos agricultores em treinar os operadores das máquinas.

Isso sem falar que as máquinas estão cada vez mais equipadas com instrumentos modernos que oferecem mais recursos e confortos. Mas, por outro lado, requer maior capacitação do tratorista e habilidade para lidar de forma segura e eficiente com toda essa tecnologia de forma a obter o melhor rendimento possível.

Sendo assim, é imediata a necessidade do tratorista ter segurança e conhecimentos básicos necessários para operar de forma eficiente um trator agrícola, pois grande parte do sucesso das operações depende do operador.

 

Gostou do assunto? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:


    

Conheça os Cursos CPT da Área Mecanização Agrícola
Por Daniela Guimarães.

 

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 27-07-2023 Mecanização Agrícola

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.