Descubra as principais características da raça Guzerá

Descubra as principais características da raça Guzerá. Rusticidade, rendimento de carcaça e precocidade tornam a raça Guzerá uma das preferidas dos pecuaristas brasileiros.

Rusticidade, rendimento de carcaça e precocidade tornam a raça Guzerá uma das preferidas dos pecuaristas brasileiros

Descubra as principais características da raça GuzeráPrimeira raça zebuína a ser introduzida no Brasil, a raça Guzerá se destaca dentre as demais de dupla aptidão. Originada da Índia, a Guzerá chegou ao país em 1870, por intermédio do Barão de Duas Barras. No início de 1920, essa raça indiana alcançou o seu ápice - principalmente com a introdução da raça Indubrasil na pecuária brasileira. Décadas mais tarde, com a grande seca do Nordeste (de 1978 a 1983), apenas a Guzerá conseguiu sobreviver, o que comprovou a sua resistência e adaptabilidade às intempéries climáticas.

A partir desse momento, o bovino Guzerá alcançou grande fama em todo território nacional, sendo recomendada para os mais diversos cruzamentos. Hoje, apresenta linhagens espalhadas por todo país, algumas para produção de leite e outras para produção de carne (maioria). Independentemente da finalidade do rebanho, a Guzerá alcança uma performance excepcional. Até mesmo as vacas leiteiras da raça Guzerá apresentam grande porte e alto potencial produtivo (mais de 900 kg e produção de leite acima de 5.000 kg na lactação).

Já os machos reprodutores da raça Guzerá apresentam carga genética positiva para peso (voltados para o abate) e para leite (geram bezerras com ótimo potencial para produção leiteira). Em geral, as fêmeas adultas chegam a 650 kg (recorde de 1.120 kg da matriz Madre TE S) e os machos a 950kg (recorde de 1.372 kg do reprodutor C.Iacob Arranjo TE).

Os cruzamentos para aprimorar as aptidões de corte tornaram o Guzerá um animal valioso no Centro-Oeste do país e no Brasil Central. Principalmente por sua rusticidade e habilidade maternal. Talvez seja esse um dos principais fatores para que grande parte das linhagens sejam direcionadas para corte.

Rusticidade, rendimento da carcaça, precocidade, conversão alimentar, fertilidade e habilidade materna tornam esse bovino indiano um dos preferidos dos pecuaristas brasileiros. Portanto, se você pretende investir na criação de Guzerá, esta pode ser a oportunidade de negócio promissor e lucrativo.

Principais características da raça Guzerá:

  • Chifres grandes e escuros (forma de lira);
  • Cabeça curta, larga e expressiva (perfil subcôncavo a retilíneo);
  • Olhos pretos e elípticos - nos touros, protegidos por pele (pálpebra superior);
  • Focinho preto e narinas dilatadas;
  • Orelhas levemente largas (alaranjadas no interior), pendentes e com pontas arredondadas;
  • Fronte relativamente larga (subcôncava ou quase plana);
  • Pelagem com tom cinza claro a cinza escuro, ou pardo a prateado (mais clara nas fêmeas).

Fonte: beefpoint.com.br

Conheça o Curso a Distância CPT Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore em Livro+DVD e Online.

Andréa Oliveira 12-03-2018 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.