Por que investir no cultivo do cupuaçu?

A fruticultura é uma atividade agrícola bastante rentável para quem nela investe, principalmente, nas regiões onde é favorecida a implantação de pomares comerciais

Por que investir no cupuaçu?

Inúmeros são os produtores que desejam formar um pomar comercial, visando ao aumento de renda, ou mesmo um pomar doméstico, procurando a obtenção de frutas a preços mais baixos, ou, ainda, pela satisfação de produzi-las. O cupuaçuzeiro está entre as espécies mais procuradas.

Proveniente da região amazônica, o cupuaçu é uma fruta que tem grande potencial para a indústria de alimentos, sendo considerada excelente matéria-prima para fabricação de geleia, néctar, iogurte, pudim, sorvete, picolé, licor, doce, compota, biscoito e muitos outros subprodutos.

Hoje, quase não se consomem mais as frutas inteiras congeladas, superadas pela polpa, de uso muito mais prático. Com a introdução dos saquinhos de polpas de frutas de 100 g, está havendo uma grande revolução na demanda, o que tem provocado o crescimento nas vendas em geral. Este é o caso do cupuaçu, que tem a sua polpa como a parte mais consumida, principalmente na forma de suco.

As amêndoas do cupuaçu podem ser aproveitadas para a obtenção do chocolate, conhecido como cupulate. Pode-se, também, obter a gordura das amêndoas, que é muito semelhante à manteiga de cacau.

A indústria de cosméticos aproveita as amêndoas do cupuaçu na fabricação de cremes para pele. Alguns produtores aproveitam as amêndoas do cupuaçu para alimentação de peixes.

 

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:


  

Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura

Por Daniela Guimarães.

 

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 06-07-2023 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.