A matéria orgânica melhora a qualidade do solo?

A matéria orgânica traz diversos benefícios para o solo, favorecendo o crescimento das plantas através do fornecimento de diversos nutrientes

 

A matéria orgânica melhora a qualidade do solo?

A adubação orgânica, ou seja, a aplicação de esterco animal e de restos vegetais no solo é uma prática fundamental na agricultura orgânica.

A matéria orgânica produz significantes efeitos benéficos sobre as propriedades do solo, contribuindo substancialmente para o crescimento e desenvolvimento das plantas.

A matéria orgânica atua diretamente na biologia do solo, constituindo uma fonte de energia e de nutrientes para os organismos que participam de seu ciclo biológico. Assim, a presença de matéria orgânica aumenta a população de minhocas, besouros, fungos benéficos, bactérias benéficas e vários outros organismos úteis que estão livres no solo.

Aumenta, também, a população de organismos úteis que vivem associados às raízes das plantas, como as bactérias fixadoras de nitrogênio e as micorrizas, que são fungos capazes de aumentar a absorção de minerais do solo.

Indiretamente, a matéria orgânica atua na biologia do solo pelos seus efeitos nas propriedades físicas e químicas, melhorando as condições para a vida vegetal. Por isso, é conhecida como melhoradora ou condicionadora do solo.

Experimentos mostram que o húmus estimula a alimentação mineral das plantas, o desenvolvimento radicular, diversos processos metabólicos, a atividade respiratória, o crescimento celular e a formação de flores em certas plantas. A matéria orgânica possui substâncias de crescimento (fitormônios), que aumentam a respiração e a fotossíntese das plantas.

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura Orgânica

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 02-03-2023 Agricultura Orgânica

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.