Como fazer mudas de batata-baroa?

Batata-baroa, mandioquinha, cenoura-baroa, mandioquinha-salsa, cenoura amarela... vários são os nomes dessa raiz de grande aceitação no mercado

Como fazer mudas de batata-baroa?

A batata-baroa (Arracacia esculenta), também conhecida como mandioquinha-salsa, cenoura amarela, ou batata-salsa, tem como parte comestível as raízes tuberosas. Ela é originária da Cordilheira dos Andes, em altitudes ao redor de 2.500 m.

A origem da batata baroa faz com que seja exigente em frio, não sendo recomendável o seu cultivo sob temperaturas elevadas. “As mais importantes regiões produtoras estão situadas em altitudes, em torno de mil metros”, explica Jacimar Luis de Souza, Professor do Curso CPT Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce.

As condições climáticas ideais para a cultura são: dias longos e temperaturas amenas ou baixas, sem geadas. Em regiões altas, as melhores épocas de plantio compreendem os meses de outubro/novembro e de fevereiro/março, em áreas que possam ser irrigadas.

As mudas da baroa são os filhotes ou rebentos, que crescem na base da planta e formam a coroa. O preparo das mudas começa logo após a colheita, destacando os rebentos da coroa e fazendo uma seleção daqueles mais vigorosos e saudáveis. Deve-se utilizar apenas mudas provenientes de plantas sadias, principalmente, sem nematoides e fungos do solo, para evitar a contaminação da área de cultivo.

Deve-se cortar as folhas dos rebentos e fazer um corte em bisel duplo, na ponta do filhote para aumentar a superfície de enraizamento da muda.

As melhores mudas são aquelas obtidas e plantadas logo após a sua separação da planta-mãe. Mas, as coroas inteiras podem ser conservadas por alguns meses em local sombrio, ventilado e seco, o que possibilita o plantio posterior.

Gostou do assunto? Quer saber mais sobre o Curso? Assista ao vídeo abaixo: 


 

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 20-01-2023 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.