Controle de formigas com mamona? É possível?

O controle de formigas sem o uso de formicidas ou inseticidas químicos é possível, sendo uma alternativa para os agricultores que não querem utilizar venenos

Controle de formigas com mamona? É possível?

Historicamente, o controle químico de formigas cortadeiras tem sido o único sistema de controle desses insetos, independentemente da cultura, do tipo de agricultor, da intensidade de ataque ou de outros fatores. Grande parte das pessoas ainda utiliza esse método ao identificar um formigueiro.

Nos últimos anos, tem-se intensificado as pesquisas de alguns métodos que não utilizam os venenos sintéticos. Algumas dessas opções podem somente matar parte do formigueiro, diminuindo consideravelmente o ataque ou mesmo ser tão eficiente quanto os métodos químicos.

A mamona tem sido muito pesquisada e possui um alcaloide que é toxico para as formigas. Pode ser utilizada na forma de macerado ou as suas folhas picadas.

As folhas da mamona (Ricinus communis) possuem um alcaloide tóxico, de gosto amargo, que possui uma atividade formicida bastante ampla mesmo em pequenas concentrações.

Para produzir o extrato, macere 300 g de folhas de mamona e acrescente 10 L de água. Deixe descansar por 24 h.

 

Aplicar de 2 L a 4 L em cada olheiro do formigueiro e tampar.

 
Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:


  

Conheça os Cursos CPT da área Agricultura.
Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 16-02-2023 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.