Vai plantar milho hidropônico? Escolha bem o substrato

No sistema de hidroponia, diversos tipos de substratos são empregados, como areia, cascalho, argila expandida e lã mineral

Qual é o substrato ideal para o milho hidropônico?

No sistema de hidroponia, diversos tipos de substratos são empregados, como areia, cascalho, argila expandida e lã mineral. "Esses substratos têm papéis importantes: sustentar as plantas e facilitar a oxigenação de suas raízes", explica Augusto Luis Ruegger Almeida Neves, professor do Curso CPT Cultivo de Milho Hidropônico - Para Alimentação Animal.

Para o cultivo de milho hidropônico, além de cumprir essas funções, o substrato precisa ser apetitoso para os animais, pois será parte da dieta junto com a gramínea. Qualquer capim triturado e bem seco, como o colmo de milho e o capim elefante triturado, pode ser utilizado.

O substrato ideal para o milho hidropônico deve ter as seguintes características:


- Fomentar uma germinação eficiente das sementes;
- Oferecer suporte adequado às plantas;
- Armazenar temporariamente a solução nutritiva;
- Ser permeável ao ar, permitindo uma oxigenação eficaz das raízes, mesmo sob irrigação constante.


Os substratos mais recomendados para o cultivo de milho hidropônico incluem:


- Bagaço de cana fermentado;
- Feno picado;
- Palha de arroz;
- Palha de feijão;
- Rolão de milho picado.


O bagaço de cana é o substrato ideal, contanto que tenha sido fermentado e esteja seco para evitar aquecimento durante o cultivo, o que prejudicaria o crescimento das plantas. Os outros tipos de substrato precisam ser desidratados para evitar fermentação. Além disso, é fundamental que agradem ao paladar dos animais, já que serão consumidos juntamente com o milho.

Para testar outros tipos de substrato, experimente plantar o milho sobre eles e fornecê-los aos animais. Se forem bem aceitos, podem ser utilizados com sucesso no cultivo hidropônico. No entanto, para obter um conhecimento abrangente sobre o cultivo de milho hidropônico e garantir sucesso na sua propriedade rural, considere a possibilidade de fazer um curso de capacitação.


Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo:



Conheça os Cursos CPT da área Pastagens e Alimentação Animal.
Por Silvana Teixeira.

Silvana Teixeira 10-01-2024 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.