Aprenda como garantir a qualidade na colheita do café

Depois de iniciada, a colheita pode ser finalizada em poucas semanas ou em até três meses, dependendo das condições de floração, crescimento e maturação dos frutos

 

Está evidente para o produtor que a colheita é etapa decisiva na determinação da qualidade do produto final. Nessa fase do cultivo é que serão determinados o percentual de frutos verdes que estarão misturados aos frutos maduros (cerejas), o tipo e os métodos utilizados, desde a retirada dos frutos do pé até a colocação dos mesmos no veículo que irá transportá-los até a unidade de pré-processamento.

Sabe-se que existem diferentes técnicas que podem ser utilizadas na colheita do café, as quais exercem influências significativas na qualidade final do produto. No entanto, além de escolher a técnica mais adequada para realizar a colheita, existe outra questão importante que deve ser levada em consideração, ou seja, o fato de a colheita ser a etapa mais cara do processo de produção de café.

As condições climáticas, a latitude e a altitude do local influenciam diretamente a floração do cafeeiro. Por isso, uma mesma lavoura de café poderá apresentar mais de uma floração em um curto intervalo de tempo, fazendo com que surjam frutos em diferentes estágios. Este fato inviabiliza a realização de uma colheita com maturação homogênea.

Dessa forma, o produtor deve planejar a colheita cuidadosamente a fim de obter o máximo possível de frutos maduros. Para isso, é preciso que ele fique atento ao momento exato em que aproximadamente 90% dos frutos da lavoura ou do talhão encontram-se no ponto ideal de maturação, ou seja, já atingiram o estágio cereja.

Em contrapartida, após a maturação, quanto mais tempo o café permanecer na lavoura, maior será a quantidade de grãos ardidos (passas ou secos) e pretos, que são mais vulneráveis às influências negativas da fermentação. Essa situação deve ser evitada ao máximo, pois estes são os defeitos que mais comprometem a qualidade do café.

Depois de iniciada, a colheita pode ser finalizada em poucas semanas ou em até três meses, dependendo das condições de floração, crescimento e maturação dos frutos. Essas condições, como já mencionamos anteriormente, depende da altitude, da latitude e das condições climáticas da região.

Para mais informações, consulte nosso artigo Café: colher, preparar e armazenar e confira o curso Colheita, Preparo e Armazenagem do Café, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. Neste curso, o professor Juarez de Souza e Silva orienta o cafeicultor na adoção de algumas técnicas que permitem a separação dos grãos com diferentes estádios de maturação. Essas técnicas são fundamentais para garantir a qualidade do produto.

Beatriz Lazia 16-02-2012 Cafeicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.