Aprenda agora a plantar toranja

O plantio de toranja pode ser realizado tanto em solos arenosos como argilosos (exceto solos impermeáveis)

Aprenda agora a plantar toranja

A toranja (Citrus paradisi) é uma frutífera subtropical, de 3 a 4 metros de altura, cujos frutos são grandes, arredondados, com casca grossa e cores branca, vermelha ou laranja. Trata-se de um híbrido originado de Barbados (Caribe) do cruzamento acidental entre a laranja doce (Citrus sinensis) e o pomelo (Citrus maxima).

Clima


A toranja se desenvolve melhor em regiões com clima ameno, com índice pluviométrico de 1.200 milímetros anuais e boa distribuição de chuvas. As toranjas produzidas nos climas frios têm casca e polpa mais coloridas, além de maior teor de açúcares. Já nos climas quentes os frutos não são tão coloridos nem tão doces.

Solo


O plantio de toranja pode ser realizado tanto em solos arenosos como argilosos (exceto solos impermeáveis). Quem pretende cultivar toranja comercialmente deve optar pelos solos arenoargilosos. Além disso, os solos não podem ser rasos nem terem facilidade de encharcamentos. Eles devem apresentar boa drenagem e pH neutro.

Adubação


As toranjas são exigentes em carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, zinco, cobre, boro, manganês, cloro e ferro. Na adubação química da toranja, podem ser utilizados: ureia, sulfato de amônia, fosfato diamônico, fosfato monoamônico, superfosfatos simples e triplo, ou ainda cloreto e sulfato de potássio.

Extração e preparo das sementes


Para extrair as sementes da toranja, basta cortar a fruta ao meio e selecionar aquelas que estão perfeitas. O preparo das sementes da toranja para a germinação é feito de forma simples: basta deixar as sementes de molho na água, aguardar um certo tempo e depois secá-las. Isso facilita a remoção (com uma pinça) da cobertura da semente.

Germinação


Após remover a cobertura das sementes, elas devem ser colocadas em papel-toalha. Depois, basta borrifá-las com água para umedecê-las totalmente. Em seguida, as sementes cobertas com papel umedecido devem ser colocadas em saco plástico e armazenadas em local escuro e quente. Após a germinação, elas devem ser plantadas e transplantadas após o tamanho ideal.

Tranplante


O transplante das mudas de toranja pode ser feito em vasos individuais ou diretamente no solo. Para isso, cada muda deve ser retirada cuidadosamente do seu recipiente virando-o para baixo e segurando a muda na base do caule. Basta dar leves pancadinhas para a muda se soltar com a raiz. Em seguida, ela deve ser plantada em uma cova maior que o diâmetro do recipiente.

Colheita


A colheita de toranja ocorre entre meados do inverno e da primavera. A fruta está madura quando se torna bem amarela e ligeiramente mole. Como a toranja não amadurece na árvore, é preciso aguardar que ela se desloque um pouco. Cada fruta deve ser colhida com o auxílio de uma tesoura de poda.

Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:

Produção de Acerola

Produção de Maracujá

Produção de Limão Taiti

Fontes: hortaemcasa.info
              casa.hortacasa.blog.br
              frutiferas.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 04-02-2022 Fruticultura

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Implantação de Pomar e Cultivo de Frutíferas

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.