Controle de pragas do mamoeiro - Ácaro-Branco e Ácaro-Rajado

Uma das principais pragas que atacam o mamoeiro é o ácaro. Os mais comuns são o Ácaro-Branco e o Ácaro-Rajado, que atacam o mamoeiro em quaisquer regiões onde é cultivado

Uma das principais pragas que atacam o mamoeiro é o ácaro. Os mais comuns são o Ácaro-Branco e o Ácaro-Rajado, que atacam o mamoeiro em quaisquer regiões onde é cultivado

Controle de pragas do mamoeiro - Ácaro-Branco e Ácaro-Rajado

O mamão (Carica papaya L.), também conhecido como papaia ou ababaia é um fruto originário do México e disseminou-se pelo mundo, sendo cultivado em diversos países de clima tropical, como no Brasil, na Flórida, no Havaí, em Porto Rico, e nas Ilhas Virgens. O mamão é consumido principalmente in natura, ou ainda em saladas e sucos. Esse delicioso fruto possui um alto teor de papaína, uma enzima proteolítica, usada em tratamentos de pessoas com distúrbios gastrointestinais, além de ser excelente para a eliminação de hematomas.

Outra importante característica do mamão é o seu látex leitoso, quando o mamão ainda está verde, que é usado na culinária para amaciar carnes. Enfim, o mamão é um fruto de mil e uma utilidades, além de ser excelente para a saúde, já que é rico em licopeno, vitamina C e minerais.

No Brasil, a safra de mamão ocorre em maio, junho, agosto e outubro, quando são cultivadas diversas variedades de mamão, como o Mamão Papaia, o Mamão Formosa, o Mamão-da-Baía, o Mamão-Macho e o Mamão-da-Índia. Entretanto, alguns cuidados são necessários principalmente quanto ao controle de pragas e doenças que atacam o mamoeiro, causando inúmeros prejuízos para o produtor.

Uma das principais pragas que atacam o mamoeiro é o ácaro. Isso porque ele é uma praga que se adapta a todo o tipo de clima, incidindo em todas as regiões do país onde se planta mamão. Vejamos abaixo como se faz o controle do Ácaro-Branco e do Ácaro-Rajado, tão comuns na cultura do mamoeiro.

Ácaro-Branco (Polyphagotarsonemus latus):

A praga do mamoeiro conhecida como Ácaro-Branco, ou ainda Ácaro-da-Queda-do-Chapéu-do-Mamoeiro, ataca a face inferior das folhas novas do mamoeiro. Estas passam a apresentar o aspecto clorótico, coriáceo e encarquilhado, sendo percebido somente quando o mamoeiro já apresenta a maior parte dos sintomas originados pela incidência dessa praga na cultura do mamão. Além disso, essa praga gera deformações no mamoeiro, assim como paralisação do crescimento, ou ainda a morte da planta. O ataque do Ácaro-Branco é mais severo na época das chuvas. Por isso, nesse período, todo o cuidado é pouco.

Controle:

O melhor meio de controle do Ácaro-Branco é a aplicação de produtos como o Enxofre Pó Molhável. Deve-se evitar misturas com óleos emulsionáveis e com produtos cúpricos. A pulverização não deve ser feita no período mais quente do dia. Esta deve ser direcionada ao ápice do mamoeiro. Deve-se evitar misturas com óleos emulsionáveis com produtos cúpricos. Dessa forma, o controle será efetivo e evitará maiores prejuízos ao produtor.

Ácaro-Rajado (Tetranychus urticae):

A praga do mamoeiro conhecida como Ácaro-Rajado, ou ainda Ácaro-Vermelho, ataca a face inferior das folhas mais velhas do mamoeiro, mais próximas ao pecíolo, local onde realiza a postura de seus ovos. Isso faz com que as folhas adquiram o aspecto amarelado, seguido de necrose. Além disso, essa praga causa a desfolha do mamoeiro, o que deixa os mamões expostos diretamente ao sol, assim como inibição do desenvolvimento da planta. O ataque do Ácaro-Rajado ocorre no período mais quente e seco do ano. Por isso, nessa época, os cuidados devem ser redobrados.

Controle:

O melhor meio de controle do Ácaro-Rajado é a aplicação de produtos como Enxofre Pó Molhável, Bromopropilato, ou Vamidothion. Deve-se evitar misturas com óleos emulsionáveis e com produtos cúpricos. A pulverização não deve ser feita no período mais quente do dia. Esta deve ser direcionada à face inferior das folhas mais velhas do mamoeiro. Dessa forma, o controle será efetivo e evitará maiores prejuízos ao produtor.

 Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Fruticultura, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Andréa Rocha 01-11-2013 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.