Município baiano é maior produtor de banana do Brasil

Município baiano é maior produtor de banana do Brasil. Anualmente, a Associação do Projeto Formoso produz 170 mil toneladas de banana prata e nanica.

A Bahia é a maior produtora de banana do Brasil, seguida por São Paulo

Município baiano é maior produtor de banana do Brasil

"Ainda que a banana seja uma das frutas de maior demanda via exportação, a maior parcela da produção é destinada ao mercado nacional, pois ela é a segunda fruta mais consumida pelas famílias brasileiras, superada apenas pela laranja", afirmam os especialistas da FRUPEX (Programa de Apoio à Produção e Exportação de Frutas, Hortaliças, Flores e Plantas Ornamentais), e professores do Curso a Distância CPT Produção de Banana em Livro+DVD e Online.

São produzidas 170 mil toneladas de banana prata e nanica

De acordo com o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, atualmente, Bom Jesus da Lapa (BA) é o maior produtor de banana do Brasil. O aumento na produção e a qualidade dos frutos colocaram o município baiano nessa prestigiada posição. Anualmente, a Associação do Projeto Formoso produz 170 mil toneladas de banana prata e nanica (em mais de 8 mil hectares), o equivalente a 2,5% da produção nacional.

A maior parte da produção de banana segue para Brasília, Goiânia e Salvador

Apenas na propriedade de Paulo Jantsch, bananicultor experiente, são produzidas 2 mil toneladas de banana. Após colheita e preparo das frutas, elas seguem caminho para 18 estados - o maior volume de bananas vai para Brasília, Goiânia e Salvador. Semanalmente, saem da propriedade quatro a cinco caminhões repletos de cachos de banana. A banana nanica é comercializada por R$ 0,80/kg; já a banana prata, por R$ 1,10/kg.

No momento da colheita, os cachos de banana são protegidos com sacos

O segredo de se produzir frutos tão bonitos e saborosos é a água de qualidade, retirada do rio corrente, que corta a propriedade. Isso permite que as bananeiras sejam irrigadas duas vezes por dia. Além disso, no momento da colheita, os cachos de banana são protegidos com sacos contendo pequenos furos. O objetivo da técnica é proteger as frutas do ataque de pragas, dos ventos fortes, da chuva e do sol.

Fonte: g1.globo.com

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Fruticultura.

 

Andréa Oliveira 02-03-2018 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.