Produção e processamento de própolis e cera

Esta atividade é uma das mais rentáveis dentro da apicultura

A produção de própolis é indicada para regiões com vegetação propícia e sem poluição agrotóxica. Próximo a áreas industriais não é permitida sua produção. Isso, porque a ausência de vegetação força as abelhas a procurarem outras fontes como resíduos de tinta, asfalto e outros produtos tóxicos e altamente nocivos ao uso humano. Antes de comercializar a própolis, é necessária a análise laboratorial da mesma.

Na produção de própolis de boa qualidade são necessárias espécies vegetais fornecedoras de matéria-prima de boa qualidade, como pinus, pinheiro brasileiro, bracatinga, pessegueiro, ameixeira, entre outros. A flora disponível, sua densidade e diversidade influenciam diretamente no tipo e na quantidade da própolis produzida.

São muitas as maneiras de se coletar própolis, as quais dependem do método de produção adotado. A coleta pode variar desde a raspagem, durante o manejo da colmeia, até o transporte dos coletores para uma sala de coleta, que deve ser preparada para este fim.

Para sua comercialização, é importante para o apicultor fazer parcerias com entrepostos e outros tipos de empresas como a indústria de cosméticos e farmacêutica, para ter o escoamento do seu produto.

Dentre os produtos da apicultura, o extrato de própolis se mostra um dos que apresentam grande potencial de comercialização. O extrato pode ser comercializado em farmácias, supermercados, casas de produtos naturais e outros, desde que seja um produto originário de empresa que conte com o serviço de inspeção das autoridades sanitárias na sua linha de produção.

A cera que as abelhas produzem são por elas utilizadas na construção dos favos, seus complementos, opérculos, pontes, entre outros. A cera, então, processada é recuperada a partir desses materiais. É esse processo de recuperação que é chamado de extração da cera. Os processos de extração da cera baseiam-se, normalmente, no seu ponto de fusão, que é relativamente baixo, e em sua menor densidade quando comparado às impurezas.

Para auxiliar o produtor rural, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Produção e Processamento de Própolis e Cera. O coordenador do curso, Paulo Sérgio Cavalcanti Cost, afirma que o mercado de produtos apícolas vem crescendo em todo o mundo. Isso, porque aumentou a procura por produtos naturais, de alta qualidade, e que, principalmente, atendam os anseios dos consumidores, sem deixar suas formulações naturais.

Beatriz Lazia 10-11-2011 Apicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.