Como é a alimentação na criação de galinhas poedeiras?

O manejo alimentar adequado garante o desenvolvimento saudável e a alta produtividade das galinhas poedeiras

Como é a alimentação na criação de galinhas poedeiras?

A alimentação é um dos fatores de maior importância na criação de poedeiras comerciais porque representa, aproximadamente, 70% do custo de produção da atividade de postura. É também a principal responsável pelo desenvolvimento e produção das aves, o que interfere diretamente na rentabilidade da criação, explica o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, do Curso CPT Galinhas Poedeiras - Cria E Recria.


Pontos importantes:

As aves mais jovens devem receber alimento de melhor qualidade, uma vez que sua capacidade digestiva ainda está em formação.


• Sem nutrição adequada, a ave não atinge seu potencial genético.


Aves que não recebem nutrição adequada nas primeiras fases não têm um desenvolvimento reprodutivo adequado e, por isso, não serão animais altamente produtivos.


As recomendações nutricionais variam de acordo com a linhagem e o tipo de poedeiras.


Normalmente, quem estabelece um programa de alimentação é um técnico responsável que pode ser um zootecnista ou um médico veterinário nutricionista. Para saber qual a quantidade de ração a ser fornecida, é preciso que se conheça quanto alimento uma ave de determinada linhagem consome, naturalmente, por dia.


O programa básico de alimentação de poedeiras é dividido de acordo com a fase em que a ave se encontra, de acordo com a sua idade:

A) Programa de alimentação para a fase inicial;

B) Programa de alimentação para a fase de recria;

C) Programa de alimentação para a fase de produção.

Na fase de crescimento, a ração é calculada para atender às exigências das aves de acordo com o consumo ad libitum (à vontade). Elas consomem quantidades de nutrientes calculados para a sua mantença e o seu crescimento corporal e amadurecimento para uma vida em postura.


Já na fase de produção, começa a necessidade de regular a quantidade diária de ração por ave, fornecendo-se somente o que ela necessita para o crescimento. Se deixar à vontade ou formular a ração fora dos padrões, a ave pode engordar, o que causa uma vida produtiva curta. De acordo com a fase em que os animais se encontram, adicionam-se mais ou menos nutrientes na ração para atender às suas necessidades. Esse controle faz com que se mantenha a produção adequada, sem que haja aumento exagerado no ganho de peso.


Os programas especiais de alimentação, como aumento ou diminuição na quantidade de ração para lotes com peso acima ou abaixo do padrão, devem ser realizados sob orientação de um técnico especializado, pois mudanças inadequadas podem trazer sérias consequências à performance produtiva do lote, como, por exemplo, aumento da idade do primeiro ovo.


A capacitação profissional na área de avicultura torna-se um pilar de sucesso, proporcionando conhecimentos abrangentes, atuais e confiáveis sobre todas as técnicas necessárias para alcançar o sucesso. O Curso Galinhas Poedeiras - Cria E Recria  é a melhor opção para quem busca acesso a conteúdos específicos e atualizados, orientações práticas e técnicas fundamentais para atingir o sucesso profissional. Invista em você. Invista em conhecimento.

Gostou dessa matéria? Descubra tudo o que o Curso CPT tem a oferecer!        Assista ao vídeo abaixo!


Conheça agora os Cursos na área de Avicultura.
Por: Thiago de Faria

Thiago de Faria Ribeiro 29-02-2024 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.