Criação de patos é um bom empreendimento para pequenos e médios produtores

A criação de patos se mostra uma atividade simples, uma vez que essa ave é rústica e não exige muito espaço para a criação

A vantagem em investir na criação de patos é que a demanda por carne, ovo e pena é maior que a oferta

Criação de patos é um bom investimento

A criação de patos se mostra uma atividade simples, uma vez que essa ave é rústica e não exige muito espaço para a criação, além de não ser preciso investir em equipamentos muitos sofisticados.


O tempo de retorno financeiro é rápido e se não bastasse isso, essas aves têm uma capacidade de adaptação muito grande: acomodam-se tanto em lugares úmidos quanto secos; comem qualquer tipo de alimento que lhes for oferecido e raramente ficam doentes.

Ainda quanto à alimentação fornecida ao pato, ela pode ser a mais diversificada possível. Nesse caso, além da ração balanceada, que ajuda no desenvolvimento da ave, deve ser oferecido também verduras e hortaliças que servem de complemento diário.


A ração de engorda é recomendada às aves que são destinadas ao abate e à postura, durante a fase adulta para aumentar a produção de ovos.

Essa criação é uma boa opção de renda para os pequenos e médios produtores, tendo em vista que a carne de pato é muito apreciada, pois é saborosa e rica em nutrientes; seus ovos são também nutritivos, além de fortificantes e ricos em proteínas.


Esses produtos ainda encontram-se escassos no mercado, sendo a oferta menor que a procura. Essas são algumas das vantagens fornecidas pelos patos em detrimentos de outras espécies. No entanto, o período de choca dessas aves é o mais demorado em relação a outras espécies.

A qualidade da carne irá depender de alguns fatores, por exemplo o período em que a ave é abatida. Ela terá mais resistência, maciez, menos fibrosas e será mais saborosa se o abate ocorrer entre os primeiros 100 e 120 dias de vida da ave, fase essa em que o pato já cruza as asas.

Os criadores que se dedicarem a essa criação devem atentar-se para alguns cuidados que ela exige. Um deles é em relação aos filhotes, que devem ser protegidos do ambiente aquático nos primeiros dias de vida.


Isso se deve ao fato de, nos primeiros 15 dias, os patinhos ainda terem uma camada de penugem muito escassa cobrindo a pele, e esta ainda não é impermeável. Mas, isso não impede que eles bebam água e comam ração de crescimento desde o primeiro dia de vida.

Outra questão que os criadores devem ficar atentos ao iniciar uma criação é quanto às raças. No Brasil, as raças mais comuns de patos para pequenas criações são o doméstico, que é conhecido como caipira, tem também o europeu Moscovy e o gigante alemão, que é de cor branca.


Existem raças que são protegidas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), sendo assim, para criar essas espécies é preciso obter autorização da instituição.

Além da carne e do ovo, o pato também produz as penas, que são produtos de consumo, e esta criação com esse fim é mais indicada para produtores de larga escala. Os pequenos e médios produtores devem investir na produção de carne e ovos.


O pato chega a acasalar com cerca de quatro fêmeas, que chegam ao período de reprodução com aproximadamente oito meses de idade. Os ovos são chocados cerca de quatro vezes ao ano, sendo cada fêmea capaz de chocar 15 ovos por vez, destes cerca de 80% chegam a eclosão.

Uma última dica aos produtores de patos é aparar uma das asas da ave uma vez por ano a fim de evitar que elas voem para longe ou fujam.


Pode-se evitar essa fuga também com a construção de um cercado alto, cerca de 2,5 metros de altura, capaz de conter as aves no local de criação, servindo também como proteção contra predadores.

Conheça os Cursos CPT da área de avicultura.

Beatriz Lazia 27-07-2012 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Alexandre Barroso Rafael

12-04-2023

É possível ter um manual de criação de patos? Este resumo apresentado é muito simples e para quem pretende começar uma criação apresenta-se limitado.

Resposta do Portal Agropecuário

12-04-2023

Olá, Alexandre! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Em breve, um de nossos consultores entrará em contato com informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Temos um livro muito interessante:  Alimentação de Aves - Galinha, Frango, Codorna, Galinha D Angola, Pato, Ganso, Peru, Faisão e Perdiz 

https://www.afe.com.br/avicultura/livro/alimentacao-de-aves


Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

LUCELIA BARROS CAMPOS

01-03-2023

Tenho uma criação de patos , onde posso está vendendo para lucrar!?

Resposta do Portal Agropecuário

12-09-2023

Olá, Lucelia Barros Campos! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa já fez em contato com você, passando informações sobre a área desejada.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estamos à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Marcio

22-08-2021

Bom dia gostaria de algumas informações sobre criar patos. Onde encontra compradores! Ou parcerias???

Resposta do Portal Agropecuário

24-08-2021

Olá, Marcio! Como vai?             

Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

Fico feliz com sua visita. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.

Forte abraço!

Marcela Teixeira.

Alves Magambo

26-01-2021

Gostaria de ter a vossa opiniao se em Mocambique posso ter mercado consumidor dessa carne, ja que a maior parte da populacao consome o Frango?

Resposta do Portal Agropecuário

11-03-2021

Olá, Alves 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O ideal é que você faça uma pesquisa de mercado em seu pais, para verificar se seria interessante iniciar esta produção em seu pais.

Atenciosamente,
Erika

Eribaldo Novaes Lima

12-06-2019

Gostaria de saber onde contactar para comprar ovos ou patinhos das raças Moscovy, Gigante Alemão ou outra raça que desconheça. O mais próximo do sul da Bahia

Resposta do Portal Agropecuário

13-06-2019

Olá Eribaldo Novaes Lima,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O ideal é procurar informações em lojas de produtos agropecuários. Nessas lojas, é comum a comercialização de animais de pequeno porte, além de ser o lugar mais provável para informações sobre criadores da região.

Atenciosamente,
Victor Sampaio