Dicas para compostagem da cama do aviário

Na compostagem da cama do aviário, são utilizadas camas de capim, palhas e casca de café, que receberam 3 a 4 lotes de frangos

Dicas para compostagem da cama do aviário

Segundo Marcelo Dias da Silva, professor do Curso CPT Compostagem de Carcaças e Outros Resíduos de Origem Animal, na compostagem da cama do aviário, é utilizada uma cama que recebeu 3 a 4 lotes de frangos. Menos que isso, resulta em uma cama pobre em nitrogênio; e mais que isso, resulta em uma cama encharcada, com muito nitrogênio e pouco carbono. Os materiais mais utilizados nesse tipo de compostagem são camas de capim, palhas e casca de café, pois são melhores que serragem e palha de arroz.

Processo da compostagem


Na compostagem, as camas são amontoadas em área com piso impermeável, para evitar que o chorume infiltre no solo. Este é coletado e armazenado para umedecer o material da compostagem se a umidade estiver baixa demais. Além disso, é importante que o material esteja em local coberto para protegê-lo das chuvas e intempéries climáticas. De dois em dois dias, as camadas da cama devem ser reviradas.

Assim que passarem 45 dias, a temperatura do material significativamente é reduzida. Nesse momento, o material deve ser revirado de cinco em cinco dias. Cerca de 90 dias depois, o material foi transformado em húmus (humificado). Ele não terá odor ruim, mas sim cheiro de terra e cor escura, quando poderá ser utilizado.

No término do processo, a pilha de compostagem reduzirá pela metade. Vale destacar que o tempo do processo de compostagem varia, pois depende de inúmeros fatores, como manejo adequada do material, condições técnicas, ferramentas disponíveis, clima e umidade. Para estimar o tempo até o material se tornar composto orgânico, basta utilizar um termômetro.

Montagem da compostagem


Para a montagem da compostagem, o fundo da composteira deve ser coberto com uma camada de 30 centímetros de maravalha (ou outro material seco). Com isso, a cama do aviário não entra em contato direto com o piso. Sobre essa camada, deve ser acrescentada outra camada de 15 centímetros de cama de aviário. Quanto às carcaças das aves, elas devem ser dispostas 15 centímetros umas das outras e 15 centímetros das paredes. Em seguida, elas devem ser cobertas com a cama.

O material pode ser umedecido com água antes de receber mais 15 centímetros de maravalha (ou outro material seco). Enquanto as camadas vão sendo sobrepostas, elas devem ser escoradas com ripas. Dessa forma, a  umidificação e aeração do material ocorre adequadamente. Sem falar que as ripas na entrada da composteira mantêm a proporção de carbono e nitrogênio corretos. Por fim, a composteira é fechada.

Conheça os Cursos CPT da Área Avicultura:

Compostagem de Carcaças e Outros Resíduos de Origem Animal

Produção de Frango de Corte em Alta Densidade

Produção de Frangos de Corte

Fonte: Cursos CPT

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 06-05-2021 Avicultura

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Super Dicas Sobre Criação de Galinhas Caipiras para Produção de Ovos

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.