Nutrição animal

A mistura do sal mineral com ureia é uma opção barata e nutritiva

A nutrição animal tem como principal papel realizar uma produção de baixo custo para o produtor, mas sempre levando em conta o resultado final, garantindo aos consumidores produtos de qualidade. Para tanto, a alimentação dos animais deve ser feita de forma balanceada e nutritiva, e é a nutrição animal que vai garantir isso.

No entanto, ela se mostra como a parte mais cara de uma produção de gado de corte, representando cerca de 70% das despesas. Isso se deve ao fato de que em uma criação de gado é preciso investir em minerais e em pastagens. Mas, se o produtor rural souber conduzir bem a fazenda e o rebanho, ele certamente alcançará o retorno financeiro que deseja.

Uma forma de tornar o processo de nutrição animal mais barata é fazer uso da mistura do sal mineral com ureia. Dessa forma, o produtor estará garantindo o peso dos animais na seca, por exemplo, quando o teor de proteínas existentes nas pastagens diminuem consideravelmente. Porém, essa mistura oferecida ao gado deve ser fornecida sempre nas proporções recomendadas e pode ser oferecida para animais que estejam em processo de recria, fêmeas adultas em reprodução e bois gordos. Ela só não deve ser fornecida a bezerros, equinos e nem a animais que estejam fracos.

É muito comum que, na pecuária de corte, os animais sejam mantidos exclusivamente em pastos. Nesse sentido, o produtor deve buscar sempre oferecer uma pastagem de qualidade para seu rebanho. Para tanto, o solo deve estar com uma adubação correta e deve ser manejado adequadamente, ou seja, de acordo com cada exigência dos animais (corte ou leite).

O cuidado com o pasto deve ser uma das principais metas de um pecuarista que cria gados de corte. Isso porque, como já foi dito, a nutrição animal é a parte mais cara de uma produção e também porque cuidar da pastagem é uma forma de minimizar os custos da produção. Além da alimentação dos gados maiores, ela também está ligada à reprodução, pois gado bem alimentado reproduz melhor.

E é no inverno que o produtor deve ter maior cuidado com as pastagens, pois os animais já estarão passando por uma escassez de alimento e chuva, e o gado precisará que as pastagens estejam preparadas para tal demanda. Uma forma de lidar com a escassez de alimento pode ser também a utilização de um manejo diferenciado, como é o caso do desmame precoce ou mesmo do acasalamento de outono.

Para obter mais informações, consulte os cursos Formação de Pastagense Manejo de Pastagens, ambos elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. Leia também o nosso artigo Manejo de pastagens, que aborda o mesmo assunto.

Beatriz Lazia 08-05-2012 Pastagens e Alimentação

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.