Confira as principais raças bovinas do Brasil

Confira as principais raças bovinas do Brasil. Destacamos a Nelore, Gir, Angus, Caracu, Guzerá, Indubrasil, Cangaian e Sindi. Algumas ideais para corte, outras para leite, outras ainda com dupla aptidão.

Dentre as principais raças bovinas do Brasil, estão a Nelore, Gir, Angus, Caracu, Guzerá, Indubrasil, Cangaian e Sindi

Confira as principais raças bovinas do Brasil 

Segundo o Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a produção de carne bovina aumentará 21% na próxima década - com o total de 10.236 mil toneladas em 2026. Esse crescimento se deve aos 214 milhões de animais distribuídos em todo o país, que constituem o maior rebanho comercial do mundo. Do início de 2017 até o momento, já foram abatidos 30,6 milhões de animais graças à grande demanda do mercado, que está cada vez mais competitivo.

Além disso, são várias as raças bovinas espelhadas por todo território nacional. A maioria selecionada pela alta performance para corte e produção de leite. Os zebuínos são a maioria e correspondem 80% do rebanho nacional. De acordo com Antônio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC - Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, nosso país apresenta a melhor genética zebuína do mundo.

Confira as principais raças bovinas do Brasil:

Raça Angus

Raça de taurinos mais famosa em nosso país, a Angus tornou-se popular graças ao investimento de empresas renomadas, como o MC Donald’s. Segundo dados da Associação Brasileira de Angus, a precocidade e a alta fertilidade são as principais vantagens da raça, além do alto padrão de qualidade da carne, que é extremamente macia e marmorizada.

Raça Guzerá

Umas das raças mais antigas no mundo, a Guzerá foi a primeira raça zebuína a ser trazida ao Brasil. Apresenta pelagem acinzentada, chifres grandes e curvados para cima. Dentre as suas principais vantagens, temos a alta fertilidade e resistência à seca. Possui dupla aptidão - tanto para corte como para produção de leite.

Raça Nelore

Raça de bovinos com pelagem predominantemente branca (ou cinza), chifres curtos e orelhas pontiagudas, a Nelore se destaca, em especial, entre os pecuaristas de corte. Sua carcaça é de excelente qualidade, com boa aceitação no mercado.

Raça Gir

Raça preferida entre os pecuaristas leiteiros, devido ao alto potencial para produção de leite, a Gir apresenta pelagem vermelha a amarela, chifres torcidos para baixo e orelhas enroladas. Do cruzamento da Gir com a raça Holandesa surgiu a Girolando, extremamente dócil e maternal.

Raça Caracu

Raça taurina portuguesa, a Caracu chegou ao Brasil no período colonial. Com pelagem amarela ou laranja, é um belo animal, com dupla aptidão (carne e leite). Além de apresentar boa rusticidade (engorda em pastagens de má qualidade), ela é resistente a doenças endêmicas e ectoparasitas.

Raça Cangaian

Originária do Sul da Índia, a Cangaian apresenta baixo porte e chifres longos e grossos. Além de se adaptar bem a altas temperaturas, a raça é muito resistente a doenças. Embora não seja produtora de leite, produz carne de excelente qualidade.

Raça Sindi

Bovinos paquistaneses altamente resistentes à seca, são os preferidos dos pecuaristas nordestinos. A Sindi apresenta dupla aptidão (carne e produção de leite) e mantém o peso mesmo em pastos escassos. A raça tem porte pequeno, pelagem vermelha e chifres curtos.

Raça Indubrasil

Originada do cruzamento de Nelore, Gir e Guzerá, a Indubrasil é uma raça de corte, que apresenta pelagem branca, cinza ou vermelha e chifres médios. Ela é a preferida entre os pecuaristas da região do Triângulo Mineiro.

Fonte: SF Agro.

Confira o artigo "Plano prevê retirada gradual da vacinação contra febre aftosa" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Conheça o Curso a Distância CPT Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore, em Livro+DVD e Online, da Área Gado de Corte, elaborado por Paulo Eduardo Fonseca Loureiro, médico veterinário pela Universidade Federal de Uberlândia.


Andréa Oliveira 27-11-2017 Pecuária de Corte

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.