Por que fazer a estação de monta em bovinos de corte?

A estação de monta garante um melhor desenvolvimento dos bezerros, adequando o nascimento ao período com as melhores condições

  Estação de monta

No Brasil, o sistema de monta mais adotado para o gado comercial, destinado à produção de carne, acontece durante o ano todo. Os touros mantêm contato constante com as vacas, fazendo a monta em qualquer momento que surja a manifestação do cio. Esse sistema é muito simples, e pode permitir maior eficiência reprodutiva se comparado com os índices obtidos por pecuaristas que estão no primeiro ou segundo ano de adoção da estação de monta. Os nascimentos também vão se distribuir durante todo o ano, apesar de uma maior concentração no período de julho a setembro, por conta da ocorrência de maior quantidade de concepções entre os meses de novembro a fevereiro. Neste período as pastagens produzem forragem em maior quantidade e qualidade.

Um primeiro fator a ser analisado é o nascimento de bezerros em épocas inadequadas. Bezerros que nascem durante a estação das chuvas são prejudicados em seu desenvolvimento devido à maior incidência de doenças e de parasitas. Essa é uma época em que o calor e a umidade aumentam a ocorrência de parasitas internos e externos prejudicando os bezerros num momento em que ainda são muito sensíveis a problemas sanitários. Além disso, estarão vivendo junto das mães e consumindo apenas leite, exatamente quando há grande disponibilidade de forragem de boa qualidade na pastagem. Para piorar, os bezerros estarão em condições fisiológicas de consumir forragem de forma mais significativa, justamente na estação seca, quando a forragem está disponível em pequena quantidade e com baixa qualidade.

Por volta dos três meses de idade, quando começam a consumir e a depender também da forragem para seu crescimento, têm à sua disposição capim de maior valor nutricional, mais tenro e em maior quantidade. A fêmea também pode ser prejudicada, pois se a sua condição física não for adequada, ou seja, se a matriz estiver muito magra no parto, e se houver menor disponibilidade de pastagens durante o período de lactação, ela poderá demorar mais a manifestar o primeiro cio pós-parto e a emprenhar novamente.

Para Leonardo de Oliveira Fernandes, professor do Curso como fazer uma estação de monta elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, os meses mais favoráveis à reprodução são aqueles que apresentam maior disponibilidade de forragem, ou seja, aqueles de maior precipitação. Por isso, a melhor época para a estação de monta, e que vai resultar em maior taxa de prenhez, é a época das águas nas regiões tropicais: primavera e verão nas regiões subtropicais, e no inverno nas regiões tropicais áridas.

Cláudio Alfenas 27-10-2011 Pecuária de Corte

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.