Criação de bezerros de raças leiteiras para o abate

A exploração econômica desses animais visa aumentar o ganho de peso sem aumentar o custo de sua criação

Na pecuária leiteira, os bezerros machos nascidos são a preocupação do produtor. Geralmente, são abatidos ao nascer ou criados de forma inadequada quanto às condições de sanidade, nutrição e manejo, gerando altas taxas de mortalidade e morbidade dos mesmos.

Esses animais podem ser de rebanhos de raças puras especializadas em produção de leite, mestiços com alto grau de sangue dessas ou alto grau de sangue zebu. Os primeiros são abatidos ou vendidos para os salsicheiros, e não interessam aos invernistas pela falta de resistência que apresentam às condições nas pastagens, os últimos são mantidos no rebanho até a desmama, uma vez que são necessários para a descida do leite da vacas, sendo desmamados, em sua maioria, leves e desuniformes, o que dificulta seu aproveitamento para a produção de carne.

Na maior parte das propriedades brasileiras, enquanto a bezerra será bem cuidada até ser aproveitada para produção, os bezerros não têm perspectivas de inclusão no rebanho, representando custos, já que sua alimentação é à base de leite, produto que constitui a principal e, não muito rara, única fonte de renda do produtor. A venda desses bezerros no fim da lactação não paga uma fração do leite consumido.

Nesse contexto, o aproveitamento do bezerro leiteiro pode ser considerada prática antieconômica, pois é considerada uma etapa difícil, exigindo estrutura e manejo apropriados a um custo considerável. No entanto, essa é uma alternativa que poderia melhorar a rentabilidade do produtor de leite. Aproximadamente 40% da carne produzida na Inglaterra  provém de bezerros holandeses e mestiços. Essa prática vem sendo utilizada há mais de 30 anos nos Estados Unidos e em diversos países europeus atraídos pela elevada taxa de ganho de peso e pelo baixo custo da carne produzida com menor teor de gordura, em comparação àquela de novilhos de corte.

Vários trabalhos têm verificado que os bezerros provenientes de rebanhos de leite apresentam potencial para ganho de peso, em virtude de sua precocidade e eficiência alimentar, com elevado rendimento e qualidade de carcaça. E a exploração econômica desses animais é fundamentada em uma série de estratégias que visam aumentar o ganho de peso sem, contudo, onerar o custo de sua criação.

O curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, oferece alternativas tecnológicas para a criação desses bezerros, com retorno econômico. Leia nosso outro artigo Como criar gado de corte a pasto.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

O desenvolvimento de sistemas de produção para bezerros oriundos de rabanhos leiteiros constitui um mercado potencial, influindo na renda do produtor e na economia do país, por meio do aumento de carne produzida.

http://www.youtube.com/watch?v=RQLtclCmE7I

Patrícia Tristão 24-05-2010 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.