Pasta de alho: dicas para garantir qualidade

O alho é um tempero muito utilizado na cozinha brasileira, responsável por proporcionar sabor a diversas preparações

Pasta de alho: dicas para garantir qualidade

A transformação do alho em pasta é uma boa forma de conservá-lo na entressafra. A colheita do alho, no Brasil, concentra-se nos meses de agosto e setembro. A ideia é aproveitar a boa qualidade e os preços baixos dessa época e preparar a pasta de alho para usar durante o ano ou para comercializar.

O mercado para a pasta de alho ampliou-se em virtude da urbanização da sociedade. Até recentemente, essa pasta era obtida, para uso doméstico, quando se socava o alho com o sal, na hora de preparar o alimento. Esse hábito sofreu modificação, por causa da urbanização da sociedade.

O alho, que é a matéria-prima básica, deve estar no ponto de maturação adequado. Ele deve passar pelo processo de cura, até que sua umidade fique em torno de 12%. A pasta feita com alho colhido antes da maturação completa, ou que não foi adequadamente curado, fica com cor esverdeada. Por outro lado, se o alho estiver excessivamente seco, a pasta ficará com cor amarronzada.

A pasta feita somente com alho e sal tem validade de até um ano. Os condimentos frescos adicionados à pasta, como a cebola, a cebolinha, a salsinha e outros reduzem a sua vida de prateleira. Por isso, aconselha-se, em nível doméstico, fazer-se a pasta básica para guardar por mais tempo, adicionando-se os condimentos apenas em uma parte da pasta, para ser consumida em uma ou duas semanas.

A formulação básica da pasta de alho leva:


• 250 g de alho descascado e
• 800 g de sal.

A pasta de alho deve ser armazenada em vasilhas menores, que deem para uma ou duas semanas. Se ela for embalada em vasilhas grandes, que são abertas com frequência, a pasta pode escurecer devido ao contato do alho com o ar.

A formulação básica é para um produto que vai ser armazenado por um longo período. Para uso imediato você pode acrescentar cebola, salsa, cebolinha e outros condimentos a gosto. Agora outra alternativa, se você deseja algumas formulações diferentes, uma pasta diferente para ser comercializada, você pode criar essas formulações, mas deve ter o cuidado de usar condimentos secos, desidratados, porque o condimento fresco contêm muita umidade e isso vai prejudicar a vida de prateleira do seu produto.

 

Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:


  

Conheça os Cursos CPT da Área Indústria Caseira

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 23-03-2023 Culinária

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.